CompararComparando ...

Prémio carreira para Anton Van Zanten, pai do ESP

Artigo
Prémio carreira para Anton Van Zanten, pai do ESP

O European Patent Office decidiu atribuir o prémio European Inventor Award de 2016, na categoria “Consagração da Vida”, a Anton van Zanten. A cerimónia de entrega do prémio decorreu hoje, em Lisboa, nela se destacando a carreira de 25 anos do engenheiro holandês ao serviço da Bosch e, muito particularmente, a invenção do controlo electrónico de estabilidade ESP, enquanto responsável pela equipa de investigação que desenvolveu este sistema.

Não será demais relembrar que o ESP estabeleceu as bases para uma maior segurança rodoviária, tendo sido (como ainda é) a essência de diversos outros auxiliares condução, bem como de muitos sistemas de condução autónoma. Foi apresentado em 1995, no Mercedes S600, calculando-se tenha conseguido, só na Europa, evitar mais de 250 mil acidentes e salvar mais de 8500 vidas – algo que, entre os dispositivos de segurança activa e passiva, não tem paralelo nem nos airbags, e apenas é batido pelo cinto de segurança. Hoje é obrigatório em todos os automóveis novos vendidos na União Europeia, EUA, Japão, Coreia do Sul, Austrália, Nova Zelândia, Rússia, Israel e Canadá (por isso equipando 64% dos automóveis novos vendidos em todo o mundo), tendo a Bosch produzido já mais de 150 milhões de unidades deste dispositivo.

Reforma desde 2003, mas continuando a dar aulas sobre sistemas automóveis em diversas universidades, e a prestar serviços enquanto consultor a várias marcas de automóveis  van Zanten, além do ESP, desenvolveu 180 famílias de patentes, aqui se incluindo os sistemas de  mitigação do refinamento electrónico e a moderação da oscilação do reboque.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon