CompararComparando ...

Renovado Maserati Quattroporte chega ainda este mês

Artigo
Renovado Maserati Quattroporte chega ainda este mês

Com três anos no activo, o  Quattroporte recebe a sua primeira actualização. Exteriormente, o topo de gama da Maserati recebeu pára-choques de novo desenho (o dianteiro com perfis em preto, o traseiro com extractor também em preto); uma grelha redesenhada, com novos elementos cromados; e saias laterais e caixas dos retrovisores exteriores em preto. Entre as tomadas de ar dianteiras e o radiador foi instalada a cortina eléctrica Air Shutter, determinante para melhorar em 10% o Cx do modelo.

O habitáculo conta com um sensor de qualidade do ar em todas as versões, e com um novo sistema de infoentretenimento, com ecrã tátil de 8,4” e comando rotativo instalado na consola central, compatível com a função mirroring para smartphones dos sistemas Apple CarPlay e Android Auto. Opcional é o novo pacote de sistemas de auxílio à condução, composto pelo cruise control adaptativo com função Stop&Go, pelo alerta de saída da faixa de rodagem, pelo alerta de colisão dianteira e pelo sistema de travagem de emergência automática) – ao qual é possível adicionar, também como opção,a nova câmara de visão panorâmica.

Com esta actualização do Quattroporte a Maserati redefine, ainda, o alinhamento da respectiva gama, por via da disponibilização, em opção, como upgrade para todas as versões, de dois novos níveis de acabamento: GranLusso e GranSport. A excepção é a variante de topo GTS, que já inclui de série este upgrade, bastando ao respectivo cliente escolher entre um dos dois acabamentos.

O Quattroporte GranLusso distingue-se, visto de fora, pelo novo desenho da secção frontal inferior, pelo retrorrefletor traseiro, pelo spoiler traseiro na cor da carroçaria, pelas jantes de 20” e pelas pinças de travão pretas.  No habitáculo, marcam a diferença o interior Ermenegildo Zegna Edition (revestimento em seda dos bancos, portas, tejadilho e pálas para o sol), as aplicações em madeira no tablier, o  volante em pele com inserções em madeira, a pedaleira e a cortina traseira de comando eléctrico, o ar condicionado de quatro zonas, o banco traseiro aquecido e o acesso e arranque sem chave.

No Quattroporte GranSport a secção dianteira também é específica, sendo a traseira caraterizada pelo extractor pintado de preto e pelas duas saídas de ventilação adicionais, fazendo igualmente  a difrença as jantes de 21”; o acabamento em preto brilhante dos pára-choques; as pinças de travão vermelhas; as inserções azuis no Tridente dianteiro e no logo Saetta lateral; e o Tridente em azul gravado no centro das jantes (opcionalmente, a grelha pode dispor de acabamento preto brilhante, estando ainda disponível, também como opção, um pack composto pelos retrovisores, pelos puxadores das portas e pelo revestimento dos pilares centrais e dos perfis do pára-choques em fibra de carbono). No interior, referência para os bancos dianteiros e traseiro desportivos, para o volante desportivo (em fibra de carbono ou totalmente em pele, e contando com patilhas de comando da caixa em alumínio), para os revestimentos em madeira de piano e para a pedaleira desportiva em inox.

A gama continua a ser encimada pelo Quattroporte GTS (3.8-V8 biturbo de origem Ferrari, com 530 cv e 710 Nm, apto a levar o modelo até aos 310 km/h, e a permitir-lhe cumprir os 0-100 km/h em 4,7 segundos), seguindo-se-lhe o Quattroporte S de tracção traseira, e o Quattroporte S Q4 de tracção integral – ambos são animados pelo 3.0-V6 biturbo de 410 cv e 550 Nm, igualmente produzido pela Ferrai, e ambos anunciam 286 km/h de velocidade máxima, cumprindo os 0-100 km/h em 5,1 segundos, o primeiro, e em 4,9 segundos, o segundo. Claro que a opção Diesel também se mantém em catálogo, animada que é pelo 3.0-V6 turbodiesel de 275 cv e 600 Nm, capaz de chegar aos 252 km/h  e de a acelerar dos 0-100 k/h em 6,4 segundos.

À venda já em Junho, o renovado Quattroporte recorre, em todas as suas versões, à caixa automática ZF de oito velocidades, à suspensão Skyhook com controlo electrónico do amortecimentoe a um novo travão de estacionamento electrónico.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon