CompararComparando ...

Formula GT Electric

Artigo
Formula GT Electric

A Fórmula GT Electric será uma nova competição onde os protagonistas absolutos serão os carros elétricos. As duas primeiras temporadas serão constituídas unicamente por uma versão adaptada do Tesla Model S. Esta será uma nova competição elétrica, a iniciar no próximo ano e que tudo indica passará pelo autódromo do Estoril já na primeira temporada.

Ao contrário de Fórmula E, a fórmula GT elétrica será disputada em circuitos tradicionais de competição. A primeira temporada será constituída por 10 equipas, um número que pode crescer para 15 dependendo do número de patrocinadores da prova. Algumas equipas contam já com ex-pilotos de competições com a Indy, indicando que haverá um nível muito elevado de competição e de experimentação destas novas motorizações em circuitos de alta velocidade.

Os carros serão outros protagonistas, tratando-se de versões bastante modificadas dos convencionais Tesla Model S P85+, que serão fornecidos pela Tesla, embora esta não tenha um papel direto no patrocínio ou direção da competição, algo similar à experiência na primeira temporada de Fórmula E, em que os grandes fabricantes se mantiveram em segundo plano.

Os veículos serão adaptados com um novo sistema de suspensão, um novo kit aerodinâmico e uma carcaça maioritariamente em fibra de carbono em substituição do convencional alumínio utilizado nos Model S. Nestes veículos estão ainda pensadas particularidades interessantes, como a possibilidade do piloto poder interagir com o público.

As duas primeiras temporadas da Fórmula GT elétrica serão de competição monomarca por questões económicas e de experimentação, deixando igualmente mais tempo para que grandes marcas se possam preparar para futuras temporadas. Será de prever a entrada de grandes marcas de supercarros elétricos atuais como a Rimac, a Porsche e outras, dependendo do sucesso alcançado nas duas primeiras temporadas.

José Henriques
Magnum Cap

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon