CompararComparando ...

Lotus Elise 250 Special Edition celebra 50 anos da fábrica de Hethel

Artigo
Lotus Elise 250 Special Edition celebra 50 anos da fábrica de Hethel

A fábrica de Hethel está a comemorar 50 anos de existência, e a Lotus decidiu comemorar a efeméride com o Elise 250 Special Edition, de que não serão construídas mais do que 50 exemplares. A base é a do Elise Cup 250, lançado no início deste ano, com o Elise 250 Special Edition a oferecer, de série, vários elementos exclusivos que lhe permitem combinar altas performances com um inequívoco requinte.

A Lotus anuncia que este é não só o Elise de produção em série mais leve de sempre (899 kg, muito por culpa do recurso ao alumínio e à fibra de carbono na sua construção), como o mais rápido na pista de testes de Hethel, onde registou 1m34s. Oficialmente, os 0-100 cumprem-se em 4,3 segundos e a velocidade máxima é de 248 km/h.

O motor 1.8, sobrealimentado por um compressor Eaton, oferece 243 cv/7200 rpm e um binário máximo de 250 Nm, tendo acoplada uma caixa de velocidades manual de seis relações. Do Elise Cup provêm, também, o sistema de travagem (com pinças de duplo pistão da AP Racing na frente, pinças de pistão único da Brembo atrás e um ABS especialmente calibrado para uma utilização em circuito) e a suspensão por triângulos sobrepostos (com amortecedores Bilstein, molas coaxiais Eibach e barra estabilizadora dianteira ajustável). De série são, ainda, o diferencial autoblocante de controlo electrónico e o ESP, com os modelos de funcionamento “Sport” e “Race”.

O Elise 250 Special Edition conta ainda com várias e exclusivas melhorias estéticas. Além das quatro cores de carroçaria disponíveis (azul metalizada, vermelha, amarela e branca), no exterior, o destaque vai para os vários componentes em fibra de carbono, produzidos artesanalmente, propostos de série: splitter dianteiro, asa traseira, portão traseiro e painel de acesso dianteiro (o hardtop em fibra de carbono é opcional). As jantes de liga leve forjadas são prateadas de série, ou pretas em opção.

O habitáculo também conta com acabamentos artesanais, saltando à vista as baquets em carbono revestidas a pele azul ou cinzenta com costuras contrastantes, tal como os painéis interiores das portas. O preço é de 64 mil euros em França ou na Alemanha, e de cerca de 68 mil euros em Itália, não sendo ainda conhecido o valor a praticar em Portugal.

 

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon