CompararComparando ...

Novo Hyundai i30 revelado

Artigo
Novo Hyundai i30 revelado

Ainda antes da abertura de portas do Salão de Paris, onde marcará presença de destaque no seu stand, a Hyundai decidiu antecipar a revelação do novo i30, cuja chegada ao mercado está agendada para o início de 2017. Para já, foi dada a conhecer a carroçaria de cinco portas, mas a marca sul-coreana garante que o modelo declinará n um número de versões suficiente para constituir uma verdadeira gama. É, assim, de esperar o lançamento, numa fase posterior, da variante carrinha e também de uma derivação de três portas – ou não tivesse o i30 sido o eleito para dar origem ao primeiro membro da nova família N da Hyundai, aquela onde pontificarão as versões de altas prestações dos seus modelos.

Desenvolvido, testeado e produzido na, e para a, Europa (é fabricado na República Checa), o novo i30 integra o ADN que a Hyundai criou para os seus modelos destinados ao Velho Continente, exibindo a mais recente evolução do design do seu construtor, marcado pela nova grelha em cascata. O interior aposta numa decoração simples, e promete oferecer o espaço mais amplo deste segmento, além de contar com um novo volante multifunções de três braços e ser proposto em três combinações cromáticas: preto, cinza/preto e azul/preto.

Com 4340 mm de comprimento, 1795 mm de largura, 1455 mm de altura e uma distância entre eixos de 2650, o i30 da nova geração conta ainda com uma bagageira com 395 litros de capacidade, ampliável até um máximo de 1301 litros mediante o rebatimento assimétrico do banco traseiro. O châssis é composto em 53% por aço de elevado resistência, sendo, por isso, 28 kg mais leve e 22% mais rígido do que o do modelo ainda em comercialização. Ao mesmo tempo, a direcção é, agora, 10% mais directa, os travões são de maiores dimensões (discos dianteiros com 288 mm de diâmetro) e as suspensões foram profundamente revistas, para que o modelo possa oferecer uma elevada eficácia conjugada com um conforto de nível superior – com todas as versões a contarem com um sofisticado eixo traseiro de geometria independente do tipo multilink.

A gama de motores conta com nada menos do que seis opções. Em destaque, a estreia da unidade 1.4 T-GDI com 140 cv e 242 Nm (que posteriormente será utilizada por outros modelos da Hyundai), com injecção directa de gasolina, turbocompressor e 14 kg mais leve do que a sua antecessora. Ainda entre os motores de ciclo Otto, referência para o 1.0 T-GDI de 120 cv e 170 Nm (também turbocomprimido, com injectores de seis orifícios e 200 bar de pressão de injecção) e para o 1.4 MPI de 100 cv e 134 Nm.

A oferta Diesel será integralmente assegurada pelo motor turbodiesel de 1,6 litros, proposto com três níveis de rendimento: 95 cv e 280 Nm (emissões de CO2 de 89 g/km na sua configuração mais eficiente); 110 cv e 280 Nm; e 136 cv e 280 Nm. A caixa de velocidades pode ser manual de seis relações, ou pilotada 7DCT de dupla embraiagem, sendo que, quando combinado o motor 1.6 de 136 cv com a caixa 7DCT, o binário máximo disponibilizado passa a ser de 300 Nm.

Tecnologia é o que promete também não faltar a bordo do novo i30. Além de propor dois sistemas de infoentretenimento, conta ainda com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto, assim como com o carregamento sem fios para smartphones. Já entre os dispositivos destinados a assistir o condutor, marcarão presença a travagem autónoma emergência, o cruise control inteligente, o assistente à manutenção na faixa rodagem, o alerta de atenção do condutor, a monitorização do ângulo morto, o alerta de tráfego na traseira, o sistema de reconhecimento de sinais de trânsito e o assistente de máximos.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon