CompararComparando ...

Jaguar Land Rover estreia novos motores e transmissões em 2017

Artigo
Jaguar Land Rover estreia novos motores e transmissões em 2017

A Jaguar Land Rover prepara-se para introduzir no mercado uma série de novas tecnologias destinadas aos seus actuais e futuros modelos, e cuja principal missão é aumentar a respectiva eficiência e, com isso, garantir uma redução substantiva dos consumos e emissões. No cerne deste lote de soluções está uma nova família de motores a gasolina, com várias soluções tecnológicas de vanguarda, e uma inédita transmissão automática anunciada como revolucionária, mas neste se incluindo, ainda, veículos mais leves, motorizações alternativas e uma melhor conservação da energia nas viaturas.

A principal peça desta estratégia é o novo motor a gasolina de quatro cilindros e 2,0 litros da família Ingenium, integralmente projectado, concebido e produzido no reino Unido, e com chegada ao mercado marcada para 2017. Anunciada como a mais avançada família de motores que a marca já desenvolveu, promete um aumento da potência de 25%, em conjunto com uma redução do consumo de combustível de 15%.

Entre os vários recursos adoptados, destaque para o comando electrohidráulico da distribuição, para o colector de escape integrado e para os turbocompressores de dupla entrada com rolamentos de esfera cerâmicos. O bloco em alumínio é o mesmo dos motores Ingenium a gasóleo (lançados no ano passado), rendo por base uma cilindrada unitária de 500 cc, o que lhe confere uma inequívoca modularidade, permitindo o desenvolvimento de diversas variantes, para distintas aplicações, que irão das berlinas desportivas aos SUV.

Ao mesmo tempo, a JLR anunciou o lançamento da nova transmissão automática Transcend, ultracompacta e leve (pesa cerca de 20 kg menos do que as actuais caixas de oito velocidades convencionais, e pode ser aplicada tanto em modelos de tracção integral como de tracção traseira com o motor colocado longitudinalmente), e com caixa de transferências integrada (as chamadas “redutoras”). Visa aumentar não só a eficiência dos veículos em que seja aplicada (são prometidas poupanças de combustível da ordem dos 10%), como incrementar as suas capacidades para evoluir fora de estrada. Com dupla embraiagem, oito velocidades para a frente e duas para trás, e uma relação de 20,0:1 entre as suas mudanças mais extremas (mais do dobro do habitual), a caixa Transcend integra ainda o módulo de tracção integral (garante a repartição do binário entre os dois eixos, controla o diferencial central e assegura a transmissão de binário ao eixo dianteiro ) e um módulo eléctrico que  fornece potência e binário no modo híbrido, e é mesmo capaz de assegurar a tracção no modo de operação totalmente eléctrico.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon