CompararComparando ...

Renault-Nissan vende 350 mil eléctricos e 100 mil Zoe

Artigo
Renault-Nissan vende 350 mil eléctricos e 100 mil Zoe

Desde o lançamento do Nissan Leaf, em Dezembro de 2010, a oferta de veículos eléctricos da Aliança Renault-Nissan cresceu exponencialmente e alcançou a marca das 350 mil unidades vendidas – e isto depois de, em Agosto último, já ter registado o recorde de 100 mil veículos eléctricos venidos em apenas um ano. Com isto, o consórcio franco-nipónico é, hoje, responsável por metade das vendas de automóveis eléctricos a nível mundial.

A nível gobal, o Leaf a é o modelo mais vendido neste segmento, com mais de 230 mil exemplares entregues a clientes, enquanto que, na Europa, é o Renault Zoe que lidera a tabela de vendas, com 23% de quota de mercado (50% em França). Aliás, Åsmund Gillebo, um norueguês de 41 anos, foi o cliente número 100 mil de um Renault de propulsão totalmente eléctrica, tendo recebido, em Oslo, as chaves, justamente, do seu novo Zoe – e, ainda, a oferta, por parte de dois fornecedores de energia locais, de cinco anos de recargas e 100 mil minutos de recargas.

Uma efeméride que assumiu importância significativa para a marca gaulesa por ter sido há cinco anos que lançou o seu primeiro modelo deste género.  A este propósito, refira que, no primeiro semestre de 2016, a casa do losango vendeu mais de quinze mil automóveis eléctricos (sem contar com o Twizy, o que representa um crescimento de 32% face ao ano transacto), tendo como principais mercados o francês, o norueguês, o britânico e o alemão.

A aposta da Renault na mobilidade eléctrica passa ainda pelo desenvolvimento da infraestrutura de postos de carregamento de baterias – actualmente composta por mais de 100 mil pontos, cerca de 80 mil dos quais na Europa, está em permanente crescimento, para isso contribuindo, por exemplo, o projecto TEM-T da União Europeia, apoiado pela Renault, que instalou mais de 2300 postos de carregamento rápido ao longo da rede de auto-estradas e principais estradas de mais de quinze países comunitários.

Ao mesmo tempo, a Renault-Nissan é o único grupo automóvel, a nível global, a oferecer uma gama diversificada de veículos eléctricos, tanto para uso particular como profissional. Além do Leaf, a Nissan conta na sua oferta com o comercial ligeiro e-NV200, vendido, sobretudo, na Europa e no Japão. Já a Renault, a par do Zoe, propõe o Kangoo Z.E., a berlina SM3 Z.E. (que lidera as vendas de eléctricos na Coreia do Sul) e o pequeno Twizy, o conhecido citadino com dois lugares em tandem, e a sua versão comercial Twizy Cargo.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon