CompararComparando ...

Alfa Romeo Giulia Veloce com tracção integral em Paris

Artigo
Alfa Romeo Giulia Veloce com tracção integral em Paris

O Alfa Giulia conhecerá no Salão de Paris duas novas versões Veloce, cada qual com o seu novo motor (um a gasolina, o outro turbodiesel), e ambas dotadas, de série, de tracção integral Q4 e caixa de oito velocidades. Confirmando a postura desportiva de todos os seus modelos que até hoje fizeram uso desta sigla (estreada em 1956, no Giulietta), os novos Giulia Veloce começam por destacar-se pelos seus potentes motores, que lhes garantem um carácter desportivo, só suplantado pelo mais radical Quadrifolgio de 510 cv.

O Giulia Veloce a gasolina é por um quatro cilindros de 2,0 litros integralmente construído em alumínio, com turbocompressor, distribuição electrohidráulica MultiAir e injecção directa, oferecendo 280 cv/5250 rpm e 400 Nm/2250 rpm. Na variante a gasóleo do Giulia Veloce está um, também novo, motor 2.2 turbodiesel (o primeiro do género da Alfa Romeo inteiramente construído em alumínio) com injecção Multijet II de última geração e 2000 bar, e turbocompressor de geometria variável de accionamento eléctrico, capaz de disponibiliza 210 cv/3500 rpm e 470 Nm /1750 rpm.

Em ambos os casos, a transmissão está a cargo de uma caixa automática de oito velocidades e do sistema de tracção integral Q4, com caixa de transferências activa e diferencial traseiro desenvolvidos para satisfazerem os requisitos da Alfa Romeo. Uma solução que promete ser muito leve (impõe um aumento de peso aos veículos em que é instalada de apenas 60 kg), rápida e capaz de controlar com eficácia significativos valores de binário significativo.

Algo que, em boa parte, ficará a dever-se à embraiagem activa da caixa de transferências e ao actuador Next-Gen integrado, que ajustam a resposta do sistema ao modo de condução seleccionado pelo condutor através do DNA. Em condições normais, o sistema Q4 envia 100% do binário para as rodas posteriores, fazendo com que o Giulia Veloce se comporte como um tracção traseira, podendo, em tempo real, enviar até 60% do torque para o eixo dianteiro sempre que as condições do momento assim o exijam.

Os novos Giulia Veloce distinguem-se, ainda, por vários elementos exteriores e interiores exclusivos. Caso dos pára-choques específicos, das molduras das portas em preto brilhante, do extractor traseiro, da dupla ponteira de escape e das opcionais jantes de liga de 19” e cinco furos. No interior, a diferença é ditada pelos novos bancos Sport em pele, disponíveis em três cores, pelo volante desportivo aquecido com pega exclusiva e pelas aplicações em alumínio no tablier, túnel central e painéis das portas.

Para o início de 2017, a Alfa Romeo anuncia, também, o lançamento de uma nova versão do seu modelo de topo, o Giulia AE (Advanced Efficiency, que, além do logo específico na tampa da mala, e da adopção do nível de acabamentos e equipamento Business, se destaca por fazer uso do motor 2.2 turbodiesel de 180 cv, da caixa automática de oito velocidades, e por estar optimizada para garantir baixos consumos e emissões. Para tal, o motor possui conta uma válvula EGR de baixa pressão, de um intercooler ar-água e de um circuito de refrigeração secundário, adoptando a caixa de velocidades relações de caixa específicas. Ao mesmo tempo, a altura ao solo foi reduzida em cerca de 5 mm, o Cx baixou para 0,23 e as jantes de liga contam com um desenho exclusivo, estando revestidas por pneus 205/60 de baixa resistência ao rolamento – tudo para que o Giulia AE possa anunciar um consumo médio de apenas 4,2 l/100 km, e emissões de CO2 de somente 99 g/km, bem como prestações de nível superior, patetes numa velocidade máxima de 230 km/h e nos 7,2 necessários para cumprir os 0-100 km/h.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon