CompararComparando ...

Cvstos acelera com Loris Baz

Artigo
Cvstos acelera com Loris Baz

Fundada há uma década, a Cvstos é uma marca que desde logo procurou evitar os códigos da relojoaria suíça tradicional para apresentar propostas mais modernas e contemporâneas – sendo a sua estética muito influenciada pelos desportos motorizados. E entre as várias associações da marca ao universo das corridas, a ligação ao MotoGP tem assumido particular destaque. Primeiro, por intermédio de Dani Pedrosa; mais recentemente, com a adição de Loris Baz ao seu rol de embaixadores.

O jovem francês de 23 anos desvelou recentemente o relógio que a Cvstos lhe dedicou num pequeno evento realizado no local onde nasceu e cresceu – na zona de Sallanches e Cordon, nos Alpes franceses. E só dois elementos da imprensa relojoeira especializada marcaram presença, entre os quais o enviado especial da Espiral do Tempo/Absolute Motors. Loris Baz confessou a sua admiração por Portugal e por Cristiano Ronaldo, que apontou como exemplo a seguir na gestão da sua carreira desportiva e imagem mediática, e falou-nos do “seu” relógio:

“Sempre achei que tinha nascido com um cronógrafo na cabeça, pelo que o meu relógio teria de ser forçosamente um cronógrafo. Queria que a cor dominante fosse o azul, uma cor que utilizo muito no meu equipamento, nas minhas motos e no meu capacete. E pedi a utilização do carbono, um material muito presente nas corridas, a par das duas cores que sempre me acompanharam desde que nasci, com o branco da neve dominante no inverno e o azul do céu no verão. Gostei muito da solução encontrada com a inserção do carbono azul. Acho que ficou muito bem! E hoje em dia, no circuito, todos os meus colegas querem dar uma vista de olhos ao relógio – até o Valentino Rossi me veio perguntar que relógio eu estava a utilizar quando mo viu com ele pela primeira vez!”, disse-nos Loris Baz.

O Chrono II LB 76 Limited Edition assenta numa caixa em aço polido no formato tonneau que é o mais caraterístico na coleção da Cvstos, com uma dimensão mid plus de 53,7×41 mm (a Cvstos tem um tamanho maior) e, para além das inserções em carbono azul, inclui também o titânio de grau 5 nos parafusos e na coroa polida. A bracelete branca em Nitril combina com o branco presente no perímetro do mostrador com escala taquimétrica e não só nos submostradores mas também no indicador de reserva de corda. O fundo da caixa, transparente, deixa ver o rotor personalizado e as gravações alusivas à edição limitada – o LB 76 e a numeração da peça (de 1 a 76). Como se pode constatar, a escolha das cores é nacionalista: o azul do céu dos Alpes e também do estandarte francês, juntamente com o branco também omnipresente (no relógio, como na bandeira e nos Alpes) e ainda o vermelho que surge criteriosamente colocado em detalhes no mostrador.

Mas o cronógrafo “integrado” com que Loris Baz diz que nasceu não é a única ligação genética do piloto gaulês à relojoaria. “Se do lado do meu pai herdei a paixão pela mecânica de velocidade, do lado da minha mãe herdei a paixão pela mecânica de precisão – porque o meu avô materno trabalhava precisamente na indústria relojoeira: fazia peças para movimentos mecânicos suíços em Cluse, aqui perto”. Serge Baz, o pai de Loris, confessou-nos mesmo que o avô de Loris ia a pé e atravessava a fronteira para fazer pessoalmente as entregas na Suíça!

Com os seus 1,91 metros de altura, Loris Baz é o mais alto piloto de sempre a correr em MotoGP; os tempos mais próximos nos dirão se irá atingir – com um Cvstos no pulso – píncaros tão altos na sua carreira como os dos seus Alpes.

Miguel Seabra
Espiral do Tempo

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon