CompararComparando ...

Maserati eléctrico em 2020

Artigo
Maserati eléctrico em 2020

A Maserati está a trabalhar no desenvolvimento de um novo modelo de propulsão exclusivamente eléctrica, a lançar lá mais para 2020 (na melhor das hipóteses, poderá ser apresentado em 2019), e que promete demarcar-se de todos os seus eventuais concorrentes. Quem o diz é Roberto Fedeli, responsável técnico da Fiat Chrysler Automobiles (FCA), em entrevista à Car and Driver, adiantando, ainda, que este será um automóvel de reduzido volume de produção e elevada exclusividade, o que desde logo o isenta de poder ser considerado como rival dos congéneres da Tesla.

A marca do Tridente afirma pretender seguir, neste particular, o seu próprio caminho, até porque, em 2020, o mais provável é que outras marcas de prestígio (Audi, BMW, Infiniti, Jaguar, Lexus, Mercedes e Volvo) já tenham disponíveis no mercado propostas deste género. Daí a afirmação do seu director técnico: “Seremos os últimos, e teremos de propor ao mercado algo diferente. Muito diferente”. E quanto aos Tesla, Fedeli também não é parco nas palavras: “Um concorrente da Tesla, provavelmente, não será uma boa ideia. Não penso que o Tesla seja o melhor produto do mercado, mas o facto é que eles estão a produzir 500 mil automóveis/ano. A execução e a qualidade dos seus produtos são as mesmas de um modelo alemão dos anos de 1970. As suas soluções não são as melhores”.

O antigo responsável técnico da Ferrari aludiu, ainda, às sensações que um Maserati eléctrico deverá proporcionar a quem o conduza. Ou, pelo menos, as que não deverá proporcionar…, pois Fedeli faz questão de salientar que os actuais automóveis eléctricos são demasiados pesados para poderem ser agradáveis de conduzir: “Aceleração forte durante três segundos, no máximo, e é toda a emoção que neles podemos encontrar. Depois disso, não há mais nada. Num automóvel eléctrico, mais do que qualquer outra coisa, sentimos o elevado peso. A potência e o binário são interessantes por alguns segundos, mas, depois, o peso não nos permite desfrutar do automóvel numa estrada normal. Algo que não é consistente com a marca que representamos e que necessita de ser resolvido”.

Outras das preocupações da Maserati será encontrar algo que possa substituir a característica sonoridade dos motores dos seus actuais modelos, que é um dos seus atributos fundamentais: “O som não é a característica mais importante dos automóveis eléctricos. Teremos que conferir ao nosso modelo eléctrico o carácter Maserati sem podermos dispor de um dos nossos mais importantes parâmetros”.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon