CompararComparando ...

Lynk & Co apresenta 01

Artigo
Lynk & Co apresenta 01

Uma nova marca. De capital chinês, mas com ambições globai e engenharia sueca. Pertença da Geely Automotive, proprietária também da Volvo, a Lynk & Co foi apresentada oficialmente em Berlim e promete inovar não só em termos de produto, como ao nível da distribuição e do retalho.

Os seus automóveis serão identificados por apenas dois dígitos, com o primeiro a adoptar a sigla 01 – um SUV compacto a produzir na China, onde estará à venda já em 2017, chegando à Europa e EUA em 2018. A oferta será, a seu tempo, alargada com a introdução do 02 e do 03, um dos quais uma berlina compacta, cujas linhas serão antecipadas por um protótipo de um coupé de quatro portas a apresentar muito em breve.

Peter Horbury, antigo designer da Ford e da Volvo, supervisionou o design do Lynk 01, que tem como ambição ser apelativo a nível global e, ao mesmo tempo, permitir ao modelo destacar-se da maioria. Com 4,5 metros de comprimento, 1,8 metros de largura e 1,6 metros de altura, para uma distância entre eixos de 2,7 metros, ao Lynk 01 cabe, também, a tarefa de estrear a plataforma modular global CMA (Compact Modular Platform), desenvolvida em conjunto pela Geely e pela Volvo, e que servirá de base também à futura geração V40/XC40, a lançar em 2017.

A propósito desta proximidade, a marca sueca declarou, em comunicado, que A Lynk & Co é uma nova marca de automóveis da Geely Automobile, totalmente autónoma e separada da Volvo Car”, e que “Esta nova marca destina-se a um segmento de mercado distinto e tem a sua própria estrutura organizativa”. Não obstante, a própria Lynk & Co salienta, no seu site oficial a “engenharia sueca” empregue nos seus modelos, quando alude aos motores que os animarão, e que serão de combustão, híbridos e eléctricos.

No caso do Lynk 01, no início de comercialização deverão existir duas versões: uma animada por um quatro cilindros a gasolina de 2,0 litros (proposto com caixa manual de seis relações, ou pilotada de dupla embraiagem e sete velocidades), a outra recorrendo a uma solução híbrida, que combinará um motor 1.5 a gasolina de três cilindros com um motor eléctrico. Os dois motores térmicos deverão ser produzidos na China, sob licença da Volvo.

A Lynk afirma, também, que o 01 é  o automóvel mais “conectado” do mercados. E que todos os seus modelos contarão com um ecrã táctil de grandes dimensões, e com sistemas telemáticos e de infoentretenimento permanentemente ligados à Internet e à Cloud específica de cada unidade, através de uma plataforma desenvolvida em conjunto com a Ericsson, com uma interface de programação de código aberto, que permitirá a programadores terceiros à mesma adicionar as suas próprias funcionalidades.

Isto permitirá, entre outras funcionalidades,  que o proprietário saiba sempre onde e em que estado se encontra o seu veículo, através de uma App específica que permite a sua monitorização e controlo, ou o acesso remoto ao automóvel, através de uma chave digital. Abrindo, assim a possibilidade de o proprietário ganhar dinheiro ao partilhar o seu Lynk com terceiros sempre que não esteja a utilizá-lo.

A redução dos custos (de produção, distribuição, aquisição e utilização) é outra prioridade da nova marca chinesa. Que aposta num novo modelo de distribuição e vendas, baseado na Internet e em lojas próprias, para baixar o preço de aquisição (anunciado como “altamente competitivo”) através da supressão de parte significativa dos custos de distribuição – que, por norma, representam cerca de 25% do preço final de um automóvel. A Lynk refere, ainda, estar a colaborar de perto com a Microsoft e a Alibaba no desenvolvimento de uma nova infraestrutura digital de clientes para a indústria automóvel, dotada de novos sistemas de gestão de encomendas, fornecimentos, vendas e relações com o cliente, bem como de aplicações personalizadas para interacção com distintos utilizadores.

Os preços serão influenciados, ainda, pela disponibilização de um número limitado de níveis de acabamento e equipamento. Inspirando-se nas áreas da moda e da tecnologia, a Lynk optou por criar uma pequena colecção de pacotes de equipamento alargados de preço fixo, cada qual visando satisfazer tipos de compradores distintos.

Resumindo, a grande meta da Lynk & Co é simplificar a posse e uso dos automóveis, através da redefinição da forma como estes são adquiridos, assistidos e utilizados. Para isso, os seus modelos prometem ser tecnologicamente avançados, estar sempre conectados e praticar preços acessíveis, sem que isso ponha em causa a sua qualidade.Com cada Lynk adquirido a ser directamente entregue ao seu novo proprietário no local por este definido, e recolhido e devolvido da mesma forma sempre que precisar de ser assistido.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon