CompararComparando ...

Como ler as estrelas do Euro NCAP

Artigo
Como ler as estrelas do Euro NCAP

O Euro NCAP, criado em 1997, criou o sistema de classificação de segurança de cinco estrelas para ajudar os consumidores, as suas famílias e as empresas a comparar os veículos mais facilmente e para ajudar a identificar a opção mais segura para as suas necessidades. Contudo, a maioria dos consumidores, pelo menos em Portugal, continua a não conhecer estes testes e a não levar em consideração o que representam.

A classificação de segurança é determinada a partir de vários testes ao veículo, concebidos e realizados pelo Euro NCAP em vários laboratórios europeus (ADAC Technik Zentrum, BASt, TNO Science and Industry Business Unit Automotive, UTAC CERAM, IDIADA AT, Thatcham Research e CSI.). Estes testes representam, de forma simplificada, os cenários de acidente que poderiam resultar em ferimentos ou mortos dos ocupantes dos veículos ou outros utentes da estrada, nomeadamente, os peões.

Esta classificação de segurança nunca será capaz de avaliar totalmente a complexidade de um acidente do mundo real, as melhorias do veículo e a tecnologia de segurança empregue ao longo dos anos devido aos elevados padrões de segurança exigidos proporcionaram um enorme benefício para os consumidores e para a sociedade como um todo.

Os testes são cada vez mais completos e exigentes, sendo que o número de estrelas reflete o desempenho dos veículos nos testes Euro NCAP, mas também é influenciado pelo equipamento de segurança que o fabricante do veículo inclui em cada mercado. Hoje, o número elevado de estrelas mostra não só que o resultado nos testes é satisfatório, mas também que o modelo possui o equipamento de segurança exigido. A classificação por estrelas vai além dos requisitos legais e não todos os veículos novos precisam se submeter a testes Euro NCAP. Um carro que apenas verifique os requisitos legais mínimos não obteria qualquer estrela. Isto também significa que um veículo que obtém má classificação não é necessariamente inseguro, mas não é tão seguro como os seus concorrentes. De qualquer modo, todos devemos procurar um carro com cinco estrelas Euro NCAP.

O sistema de classificação de segurança evolui de forma contínua acompanhando a evolução tecnológica. Isto significa que os testes são atualizados regularmente, novos testes são adicionados austando a classificação em estrelas. Por este motivo, o ano em que o teste foi realizado é vital para a correta interpretação dos resultados. A classificação mais recente é sempre mais relevante e comparando diferentes anos só é válido se as atualizações para o esquema de classificação foram pequenas. Recentemente, a inclusão da tecnologia de prevenção de acidente emergentes, como a travagem automática e a monitorização de mudança inadvertida de via de trânsito, alterou significativamente o significado das estrelas.

De uma forma simplificada as estrelas atuais referem-se ao desempenho de segurança seguinte:

5 estrelas: em geral bom desempenho na proteção do acidente. Bem equipado com tecnologia de prevenção de acidente adequada

4 estrelas: em geral bom desempenho na proteção do acidente. Tecnologia de prevenção de acidente pode ser adicionada

3 estrelas: médio ou bom desempenho na proteção dos ocupantes, mas sem tecnologia de prevenção de acidente

2 estrelas: médio desempenho na proteção dos ocupantes, mas sem tecnologia de prevenção de acidente

1 estrela: proteção de acidente marginal

imagem02

Todos queremos um carro seguro, portanto com cinco estrelas. As normas criadas e a divulgação dos resultados destes testes de segurança são fundamentais para encorajar os fabricantes a construir veículos mais seguros. No site do Euro NCAP são publicados os resultados dos testes, de forma bastante detalhada, com imagens e vídeos de câmaras de “altíssima” velocidade, gráficos e relatórios. Os protocolos estão também disponíveis. Recomendo que vejam os vídeos e atentem à velocidade de cada teste, acho que serão surpreendidos.

Ricardo Portal
Investigador de Sinistros – icollision

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
Ricardo Portal