CompararComparando ...

VW Golf profundamente renovado. À venda na Primavera

Artigo
VW Golf profundamente renovado. À venda na Primavera

Profunda renovação operada pela VW no seu best-seller, aplicada às versões de três e cinco portas, e ainda à carrinha Variant. Chega a Portugal na próxima Primavera, e os preços não vão diferir muito dos praticados pelo actual modelo, a são ser pelo que decorra das alterações fiscais para o sector automóvel já anunciadas pelo governo.

Visualmente, o rejuvenescido Golf não muda muito: novos pára-choques dianteiro e traseiro; ópticas dianteiras com luzes diurnas por LED redesenhadas; farolins traseiros integralmente por LED, oferecidos de série em todas as versões (embora só contem com luzes de mudança de direcção “animadas” nas versões de topo; faróis dianteiros por Xénon substituídos por faróis integralmente por LED. Os níveis de acabamento e equipamento são os já conhecidos da actual geração, pelo que, no interior, em termos estéticos, apenas há a referir os novos materiais e elementos decorativos (aplicados nos painéis interiores das portas, no painel de instrumentos e na consola central) e os forros dos bancos de novo design.

Por isso, as grandes novidades operadas no habitáculo são a disponibilização do painel de instrumentos totalmente digital Active Info Display (configurável pelo condutor, e com funções e modos específicos em determinadas versões, como a GTI e a GTE) e do sistema de infoentretenimento Discover Pro, com ecrã de 9,2” e controlo gestual. É a primeira vez que uma solução deste género é proposta num VW, e num modelo destinado ao segmento dos familiares compactos. Através do gesto, é possível, por exemplo, navegar entre menus, navegar dentro dos próprios menus, ou seleccionar a estação de rádios. Os restantes sistemas de infoentretenimento receberam ecrãs de maiores dimensões, passando ainda a estar disponíveis para o Golf mais Apps e serviços online.

Em termos de segurança, menção para a introdução do Traffic Jam Assist: através do cruise control adaptativo e do assistente de manutenção na faixa de rodagem, nas versões equipadas com caixa pilotada DSG, e até aos 60 km/h, garante a condução semi-autónoma, especialmente útil em engarrafamentos. Neste particular, o Golf passa ainda a contar com o Emergency Assist (monitoriza a actividade do condutor, iniciando uma travagem de emergência sempre que detecta que este não reage a uma série de alertas), a travagem de emergência em cidade com monitorização dos peões e o assistente de reboques.

Já entre os motores, a principal estrela é o novíssimo 1.5 TSI Evo, com injecção directa, turbocompressor e sistema de desactivação de cilindros ACT (desliga dois cilindros sempre que possível, para reduzir o consumo). Oferecer 150 cv de potência e um binário máximo de 250 Nm logo às 1500 rpm, para um consumo combinado de 4,9 /100 km. Este motor conhecerá ainda uma derivação destinada a animar a versão BlueMotion do renovado Golf, com ciclo Miller e apta a desligar-se por completo sempre que o acelerador não seja pressionado (a célebre função de andar “à vela”), que contará com 130 cv e 200 Nm às 1400 rpm, para um consumo combinado de 4,6 l/100 km.

Por fim, o mítico Golf GTI passa a oferecer 230 cv na versão “normal”, e 245 cv na sua mais dotada variante GTI Performance. Com a chegada do renovado Golf, a VW lança ainda uma caixa pilotada de dupla embraiagem e sete relações DSG7 de nova concepção, que gradualmente irá substituir a conhecida DSG6 de seis velocidades.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon