CompararComparando ...

Rebellion no pulso e na pista

Artigo
Rebellion no pulso e na pista

Há cada vez mais marcas de alta-relojoaria associadas aos desportos motorizados de élite – a associação é natural, tendo em conta a base mecânica partilhada por ambos os sectores. Mas só há uma marca de prestígio unificada tanto em relógios topo de gama como na competição automóvel ao mais alto nível: a Rebellion, fundada em 2008 e baseada em Lonay, nas margens do lago Genève.

Através dos seus instrumentos do tempo e da escuderia com o seu nome, a Rebellion exprime-se tão bem nos pulsos como nas pistas e exige as mais elevadas prestações. Essa associação é personificada por relógios e mecanismos de uma sofisticação vanguardista ao nível do motor dos melhores carros de corrida participantes na mais exigente de todas as disciplinas: a Endurance. E sim, a Rebellion já fez pódio nas 24 Horas de Le Mans (o R-One foi primeiro na sua categoria em 2015 e bateu o máximo de velocidade nas sessões de qualificação, a 339 km/h), para além de ganhar por três vezes o FIA World Endurance Trophy para equipas privadas LMP1!

Entre os seus modelos mais impressionantes encontra-se obrigatoriamente o T1000, com chassis ultra-rígido concebido a partir de um monobloco de titânio e motorizado por um potente mecanismo de grande autonomia, graças às suas 1000 horas de reserva de marcha; as horas e os minutos são apresentados em rolos com o movimento à vista e corda proporcionada por um sistema de alavanca que se levanta a partir da caixa.

Um revolucionário sistema patenteado de distribuição de energia assegura as tais mil horas de autonomia, com o Calibre REB T-1000 em alumínio a incluir seis tambores de corda alimentados por duas micro-correntes! Um relógio verdadeiramente poderoso e que se encontra disponível em diversas variantes. E o Prometheus T3000 é uma derivação do T1000 que mantém as 1000 horas de reserva de corda – ou seja, 41 dias de seguida sem ser necessário fornecer energia ao relógio.

O Gotham também é especial de corrida e apresenta igualmente as horas e os minutos em discos verticais. O chassis de estrutura angular e futurista é extremamente rígido, partilhando a mesma motorização do T1000 – com o seu calibre rectangular sobredimensionado a oferecer uma perspectiva de 3D ao observador através do vidro de safira. O contraste entre o titânio de revestimento DLC preto e o alumínio vermelho anodizado acentua o espírito da máquina.

O Magnum 540 Grand Tourbillon apresenta um visual diferente e passa por ser a obra-prima da coleção, já que o Calibre REB-T14 de impressionante geometria assente em alumínio, magnésio ceramizado e fibras de carbono moldadas é enriquecido com um turbilhão de enormes dimensões (gaiola em magnésio para um diâmetro de 17,2 milímetros) e uma extensa reserva de corda (12 dias).

A versão do Magnum 540 Grand Tourbillon com caixa transparente em safira é ainda mais exclusiva, já que são necessárias 47 600 horas para se esculpir a estrutura a partir de safira sintética e o mais pequeno erro significa a sua inutilização. E a exclusividade é tal que o Magnum 540 Grand Tourbillon Sapphire é vendido juntamente com um carro da Rebellion Racing – sim, não é engano. O novo Rebellion R-One foi dos poucos a contestar a supremacia das grandes escuderias oficiais da Audi, Porsche, Toyota e Peugeot nas provas das últimas quatro temporadas do World Ensurance Championship.

Para além dos modelos exclusivos de ‘alta cilindrada’ e preço a condizer, a Rebellion lançou mais recentemente linhas mais acessíveis e mais ortodoxas (embora mantendo a temática racing) – como a Predator e a Wraith. Aqui está o Predator três ponteiros, com um fundo a condizer…

Para além da própria escuderia na ultra-competitiva LMP1, a Rebellion também está na Fórmula 1 – mas apenas no âmbito relojoeiro, enquanto oficial timekeeper da escuderia Manor Racing. E alistou como embaixador o piloto Sébastien Buemi, que já acelerou na Formula 1 e foi campeão mundial de 2014 no FIA World Endurance Championship. Aqui fica, para concluir, a imagem lateral de um cronógrafo Wraith.

Miguel Seabra
Espiral do Tempo

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon