CompararComparando ...

Toyota com nova bateria de iões de lítio

Artigo
Toyota com nova bateria de iões de lítio

Dentro de “alguns anos” é quando a Toyota prevê ter pronto o desenvolvimento de uma bateria de iões de lítio mais evoluída com autonomia e ciclo de vida ampliados em até 15% face ao que oferecem as actuais. Segundo um investigador da marca, “as baterias de iões de lítio são uma tecnologia chave para a electrificação dos automóveis, e existe hoje uma clara necessidade de ir mais longe, por forma a fazer evoluir ainda mais esta tecnologia e a sua performance”.

A mesma fonte  explicou que, recorrendo a técnicas desenvolvidas em colaboração com um laboratório japonês e quatro universidades locais, os técnicos da Toyota conseguirão ver melhor, em tempo real, a forma como o iões de lítio de movem no interior dos elétrodos – o que contribuirá decisivamente para a concepção de novos projectos, que evitem que os iões de lítio se movam de forma uniforme e se aglomerem nos elétrodos (algo que, actualmente, condiciona a vida da bateria e a autonomia do veículo, podendo ainda causar sobreaquecimento).

Incrementar o desempenho das baterias de iões de lítio é, hoje, um tema premente para todos os construtores: sejam totalmente eléctricos, híbridos plug-in ou híbridos convencionais, todos os modelos beneficiarão sobremaneira do desenvolvimento de soluções que aumentem a autonomia, a duração e a segurança das baterias. Para a Toyota, poderá ser um elemento decisivo para a sua estratégia de aumentar exponencialmente a sua oferta de modelos 100% eléctricos a partir de 2020, com uma autonomia real na casa dos 300 quilómetros.

Ideia reforçada pelo facto de o próprio presidente da empresa ter sido nomeado para chefiar a sua recém-formada divisão de automóveis eléctricos: Kiichiro Toyoda, neto do fundador da marca, irá liderar este processo, em conjunto com dois dos seus vice-presidentes executivos, Mitsuhisa Kato e Shigeki Terashi. E confirmada por um porta-voz da empresa: “Ao colocarmos o presidente e os vice-presidentes enquanto responsáveis do departamento, pretendemos acelerar o desenvolvimento de automóveis eléctricos. O presidente supervisionará directamente as operações do departamento, por forma a permitir que as decisões sejam tomadas de forma rápida e ágil”.

Esta divisão inclui uma nova unidade que terá por missão definir a estratégia da Toyota relativa ao desenvolvimento e comercialização de modelos eléctricos. Ao mesmo tempo, o engenheiro chefe do projecto Prius, Koji Toyoshima, foi nomeado para liderar a equipa de engenheiros da nova divisão, e integrará igualmente a unidade estratégica de veículos eléctricos, composta por quatro membros, incluindo representantes de importantes fornecedores da Toyota – a Denso, a Aisin e a Toyota Industries.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon