CompararComparando ...

Eléctricos da Renault e Nissan com plataforma comum

Artigo
Eléctricos da Renault e Nissan com plataforma comum

A Aliança Renault-Nissan vai recorrer à sua nova plataforma de nova geração destinada a modelos eléctricos para desenvolver as próximas gerações do Zoe e do Leaf. Os dois modelos partilharão, também, motores e boa parte dos restantes componentes mecânicos, sendo as diferenças entre ambos ditadas, sobretudo, pela estética, pelo habitáculo e pela estratégia comercial de cada qual.

O consórcio franco-nipónico confirmado, ainda, que Zoe e Leaf passarão a competir no mesmo segmento, mas sem esclarecer se será o Zoe que crescerá para se tornar num compacto, ou o Leaf que “encolherá” para se tornar num utilitário. Ainda não há informação sobre datas de lançamento, mas sabe-se que o novo Leaf só será realidade depois do restyling que o modelo actual tem agendado para 2018, também não sendo expectável que o Zoe,  que ainda nem iniciou a comercialização da sua nova versão com bateria de 41 kWh, conheça uma nova geração antes de 2020.

Dúvida importante está por esclarecer se também as baterias serão partilhadas pelos dois modelos, ou se cada marca continuará a ter a sua solução. Actualmente, a do Leaf é produzida pela AESC (joint-venture formada pela própria Nissan e pela NEC), a do Zoe é adquirida pela Renault à LG Chem  – importando saber se a marca nipónica continuará neste rumo, ou recorrerá, também ela, a um fornecedor externo, o que já por várias vez foi aventado por Carlos Ghons, CEO da Renault-Nissan.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon