CompararComparando ...

Waymo: automóvel autónomo da Google com marca própria

Artigo
Waymo: automóvel autónomo da Google com marca própria

No meio de muitos rumores, alguns dos quais apontando para que a empresa iria abandonar a intenção de construir o seu próprio automóvel autónomo, a Google acabou por surpreender com o anúncio da criação de uma nova empresa, que terá por principal missão, justamente, assumir este seu projecto. Waymo de seu nome, estará sob a alçada da Alphabet (outra empresa do grupo) e será liderada por John Krafcik, antigo executivo da Ford e ex-CEO da filial norte-americana da Hyundai.

Segundo Krafick, a Waymo será responsável pelo desenvolvimento da tecnologia de condução autónoma e por explorar novas oportunidades através de parcerias com empresas das áreas do automóvel, da camionagem e da logística. Recorde-se, a este propósito, o acordo recentemente firmado com a FCA (Fiat Chrysler Automobiles), para o desenvolvimento de um Chrysler Pacifica autónomo, que já anda em testes por estradas estadounidenses e apresentará algumas novidades de monta já em Janeiro, em Las Vegas, quando da edição de 2017 do CES.

Um modelo de que serão produzidos, inicialmente, apenas cem exemplares, dotado de pára-choques específicos (para acomodar os múltiplos sensores), e que no tejadilho exibe vários elementos necessários ao funcionamento da condução autónoma – que, para já, terá sempre que contar com a supervisão de um condutor humano. A motorização é híbrida, composta por um 3.6-V6 a gasolina e por um motor eléctrico com bateria de 16 kWh, capaz de circular no modo totalmente  eléctrico durante cerca de meia centena de quilómetros.

Por tudo isto, restarão poucas dúvidas de que, para além de apostar no fornecimento de tecnologia de condução autónoma a terceiros, a Waymo continuará a desenvolver o projecto que deu origem ao primeiro automóvel sem condutor desprovido de volante ou pedal de travão. Automóvel este que, ao que faz saber John Krafcik, já realizou, desde essa prova inaugural levada a cabo no Texas, em Outubro de 2015, dez mil outros testes semelhantes.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon