CompararComparando ...

De um a seis milhões em oito anos

Artigo
De um a seis milhões em oito anos

O mercado de veículos elétricos, em 2025, representará mais de 9% do mercado de veículos ligeiros particulares a nível mundial. De acordo com o Navigant Research, o veículo elétrico manterá um crescimento muito acentuado nos próximos anos, tendo ambos os veículos, puros elétricos e híbridos plug-in (de ligar à tomada), um papel importante na adoção da mobilidade elétrica. Esta aceleração será alavancada pela chegada de baterias de maior capacidade, a menor preço, que permitirão ultrapassar as atuais limitações em termos de autonomia.

A passagem de mercado de nicho a um mercado de concorrência direta, com os atuais veículos a combustão, vai ser o detonante para o êxito. A custos de aquisição idênticos e com custos de manutenção muito inferiores, para além de todas as vantagens da condução elétrica, de maior desempenho e mais suave, muitos compradores não hesitarão no momento da compra.

Algumas marcas já demonstraram que os veículos elétricos podem triunfar no mercado premium. No entanto, atualmente, o mesmo ainda não está provado para o mercado generalista, devido ao custo de aquisição atual dos veículos elétricos. Com a apresentação do Tesla Model 3, e com as suas 400 000 reservas em tempo recorde, uma importante mudança foi provocada na forma como os gigantes automobilísticos olham para a mobilidade elétrica. Com a chegada do Chevrolet Bolt ao mercado norte-americano, e do novo Renault ZOE 40 à Europa, com autonomias anunciadas de cerca de 400 quilómetros, um novo cenário de oportunidades abre-se para os veículos elétricos. E estes são apenas os primeiros de uma segunda geração de veículos elétricos generalistas de autonomia alargada.

As novas tecnologias relacionadas com os veículos autónomos e conectados incrementarão os sistemas de carsharing, que se refletirão numa diminuição de veículos em propriedade, em particular nas grandes cidades, com a consequente redução de trafego, mas particularmente redução de espaço necessário para parqueamento dos veículos, dois dos grandes problemas nas atuais cidades. A venda de veículos elétricos (BEV, 100% elétricos e PHEV, híbridos de ligar à tomada) atingirá um milhão de unidades vendidas em 2017, 1,8 milhões em 2018 e mais de 6 milhões de unidades vendidas em todo o mundo em 2025.

E você? J faz parte destes números, ou em que ano está a prever fazer parte?
José Henriques
Magnum Cap

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon