CompararComparando ...

Mercedes alarga gama GT em ano de bodas de ouro da AMG

Artigo
Mercedes alarga gama GT em ano de bodas de ouro da AMG

Começam as celebrações do 50º aniversário da AMG com várias e boas novidades introduzidas na gama do superdesrpotivo da Mercedes, que passa a contar com seis variantes “civis”, a que se junta o GT3 de competição. No Salão de Detroit, a marca da estrela deu a conhecer a actualização estilística do AMG GT, comum a todos os elementos da família, que passam a ser desde logo identificáveis através da grelha Panamericana (com quinze barras verticais cromadas, ao estilo da do AMG GT3), pelo novo deflector dianteiro e pelas tomadas de ar de maiores dimensões.

Comum a todos os AMG GT passa a ser, igualmente, o sistema aerodinâmico activo Airpanel, oriundo do AMG GT R: com aletas verticais no spoiler frontal, que se abrem e fecham por intermédio de um motor eléctrico em cerca de um segundo, estas mantêm-se fechadas quando não é necessária refrigeração adicional (o que reduz a resistência aerodinâmica, sendo o ar canalizado para o fundo do veículo), e são abertas somente quando certos componentes alcançam uma determinada temperatura, passando o ar fresco a ser dirigido os permutadores de calor. A adopção deste sistema levou, ainda, à deslocação do radiador de óleo para junto do guarda-lamas, mantendo-se o radiador principal na dianteira.

Há alterações a registar também no domínio dos motores. No AMG GT de acesso à gama, tanto na versão coupé cono no roadster, o 4.0-V8 biturbo vê o seu rendimento passar para 476 cv e 630 Nm (mais 14 cv e mais 30 Nm do que até aqui), ao passo que no AMG GT S o rendimento aumenta 12 cv e 20 Nm, para 522 cv e 670 Nm. Os AMG GT C, coupé e roadster, contam com 557 cv e 680 Nm, o sobredotado AMG GT R continua a disponibilizar 585 cv e 700 Nm.

Novidade de monta, a chegada do inédito AMG GT C coupé, senhor dos mesmos atributos essenciais introduzidos pela variante original roadster, revelada no Salão de Paris. Mas com uma nuance: para já, esta derivação “fechada” apenas é proposta numa série especial Edition 50, como o seu nome indica evocativa dos 50 anos da AMG.

O seu leque de atributos inetgra os painéis traseiros mais largos, que aumentam a largura em 57 mm face à dos AMG GT e GT S, para que esta seja idêntica à do AMG GT R. O que permite adoptar uma via traseira mais larga e a montagem de pneus de maiores dimensões, por forma a garantir maior capacidade de tracção ao eixo traseiro.

Eixo traseiro que integra, ainda, o sistema de direção activa estreado no AMG GT R (opcional no AMG GT S), em que as rodas traseiras viram ligeiramente no sentido oposto às das dianteiras até aos 100 km/h, e no mesmo sentido quando esta velocidade é superada, assim como o diferencial autoblocante de controlo electrónico, integrado na caixa de velocidades, já conhecido dos AMG GT S e AMG GT R. O spoiler traseiro mais largo, destinado a optimizar o fluxo de ar sobre a secção posterior, e a suspensão AMG Ride Control com amortecimento electrónico infinitamente variável, e ajuste independente para cada roda em função das condições do momento, são outros dos trunfos deste modelo.

A dotação de equipamento de série é um dos exclusivos do AMG GT C Edition 50, proposto que é apenas em duas cores (cinza ou branca), com elementos pretos cromados nas saias laterais, no deflector dianteiro, na moldura do difusor traseiro e nas ponteiras de escape. No interior domina o contraste entre as cores preta e prata, patente na pele que reveste os bancos, no volante (em microfibra preta com costuras contrastantes em prata), no logo “Edition” colocado no volante e na marca das 12 horas do relógio (em peróla prateada). Ainda de série são o pacote Night Vision (composto pelos braços do volante, pelas patilhas de comando da caixa e pelos painéis interiores das portas em preto), os cintos de segurança prateados com aplicações em preto cromado e os encostos de cabeça com o logo “GT Edition 50” gravado.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon