CompararComparando ...

Novo Lexus LS revelado de Detroit chega em 2018

Artigo
Novo Lexus LS revelado de Detroit chega em 2018

A nova geração do LS, a quinta da sua história, foi revelada pela Lexus no Salão de Detroit, para já apenas na versão V6 biturbo a gasolina. Mas não difícil prever que, quando chegar à Europa, no início de 2018, já conte também com uma variante híbrida, tal como aconteceu com o coupé LC – estreado nos EUA com motor V8, foi mostrado em Genebra já com motorização híbrida.

Criado a partir de uma folha em branco, o novo LS pretende constituir uma nova abordagem ao conceito do luxo e superar as expectativas do cliente-tipo do seu segmento. Para cativar uma clientela mais jovem, exibe uma silhueta ao estilo de um coupé de três volumes e quatro portas, dominada por formas ousadas, que ilustram a nova linguagem de design da Lexus.

Assente numa versão alongada da plataforma global GA-L, constituída em boa parte por alumínio e estreada pelo LC (a mais rígida de sempre da Lexus, destinada aos seus modelos de tracção traseira mais exclusivos), o novo LS mede 5235 mm de comprimento, 1900 mm de largura e 1450 mm de altura. Face ao anterior, é 90 kg mais leve e 15 mm mais baixo, sendo a generosa distância entre eixos de 3125 mm (a única disponível nesta nova geração do modelo, optimizando a repartição de massas e o centro de gravidade) superior em 35 mm à da versão longa do actual LS. As jantes de novo desenho, com 19” ou 20”, incorporam (à excepção de uma) câmaras ocas na estrutura para reduzir o ruído de rolamento.

Numa primeira fase, o novo LS é proposto apenas com um novo V6 de 3,5 litros, com injecção directa de gasolina e dois turbocompressores com tecnologia oriunda da F1, apto a oferecer 421 cv e 600 Nm, – valores dignos de um V8, que lhe permitem cumprir os 0-100 km/h em 4,5 segundos (na versão de tracção integral). A caixa de velocidades automática de dez velocidades é a mesma estreada pelo LC 500, dotada de patilhas no volante e capaz de realizar trocas de mudanças tão céleres quanto as de uma transmissão de dupla embraiagem. O funcionamento dos principais elementos mecânicos é ajustado em função dos três modos de condução disponíveis: Normal, Sport e Sport+.

Para incrementar a agilidade, sem prejudicar o conforto ou a facilidade de condução, o novo LS recorre a um evoluído sistema de controlo integrado de châssis, denominado VDIM e destinado a gerir todos os subsistemas do veículo (motor, transmissão, suspensão, travões e direcção), de modo a optimizar o controlo dos movimentos longitudinais, laterais e verticais da carroçaria, o rolamento em curva e a direccionabilidade. O leque de atributos do modelo inclui, ainda, as suspensões multilink com amortecimento pneumático, as barras estabilizadoras activas e a direcção às quatro rodas LDH (Lexus Dynamic Handling).

Quanto ao interior, a Lexus garante não ter paralelo em qualquer outro modelo desta classe. O tecto panorâmico com abertura para o exterior potencia o espaço ao nível dos ombros; os bancos dianteiros aquecidos, ventilados e com função de massagem são de novo desenho e oferecem 28 configurações de ajustes; e a colocação dos mostradores do painel de instrumentos potenciam a sensação de controlo do condutor sobre o veículo e o que o rodeia. Atrás, um pack opcional permite que os bancos reguláveis electricamente ofereçam aquecimento, ventilação e massagem shiatsu, sendo o espaço para pernas o mais generoso de sempre num LS.

Este pacote inclui ainda a reclinação até 48° do banco traseiro situado atrás do do passageiro, e a sua elevação até 28° para facilitar a saída do respectivo ocupante do habitáculo. Pela primeira vez, o LS conta, igualmente, com uma função de acesso activada através da chave inteligente, que aumenta a altura ao solo e alarga o apoio lateras do banco para acolher o condutor.

A suave iluminação ambiente inspirada na iluminação tradicional japonesa, os apoios de braços “flutuantes” nas portas ou os acabamentos em madeira natural são elementos que também concorrem para um agrado interior de nível superior. Decisivo será, de igual modo, o reduzido nível de ruído a bordo, garantido por novos métodos de supressão activa de frequências através dos altifalantes do sistema de som.

No que diz respeito à segurança, além da mais recente geração do sistema Lexus Safety System+, que ajusta diversos componentes do veículo quando detecta a iminência de uma colisão, o LS estreia o primeiro sistema de detecção de peões com direcção activa. Sispositivo capaz de, em caso de risco iminente de atropelamento, aplicar pressão nos travões e actuar sobre a direcção, por forma a contornar o peão sem sair da faixa de rodagem.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon