CompararComparando ...

Volvo S90/V90 brilham no Euro NCAP. Ford Mustang derrapou…

Artigo
Volvo S90/V90 brilham no Euro NCAP. Ford Mustang derrapou…

Volvo S90/V90 e Ford Mustang foram os protagonistas dos primeiros testes de segurança realizados pelo Euro NCAP em 2017, obtendo resultados diametralmente opostos. Segundo o próprio consórcio, os modelos da marca sueca beneficiam das muitas tecnologias já conhecidas do XC90, tendo registado um desempenho notável em todas as áreas avaliadas.

Contando de série com travagem autónoma de emergência, com reconhecimento tanto de veículos como de peões, e podendo dispor ainda dos assistentes à manutenção na faixa de rodagem e do cruise control activo, S90 e V90 acabaram por alcançar um resultado melhor do que o obtido por qualquer modelo testado em 2016. Ao mesmo tempo, passaram a integrar a lista dos três melhores automóveis, em termos de segurança, entre todos os até hoje avaliados pela organização (um Top 3, por sinal, integralmente constituído por modelos da Volvo).

Na prática, aos S90/V90 foram atribuídas cinco estrelas na classificação final global. Os resultados parciais foram de 95% na protecção dos passageiros adultos, de 80% na protecção das crianças, de 76% na protecção dos peões e de 93% nos sistemas de auxílio à condução destinados a incrementar a segurança

Pelo contrário, o Ford Mustang, que pela primeira vez é comercializado na Europa, não foi além das duas estrelas, com o Euro NCAP a manifestar a sua preocupação relativamente à protecção conferida aos adultos e às crianças, em caso de embate, e à ausência de dispositivos de segurança que são já hoje bastante comuns no mercado europeu, e mais ainda a este nível. O consórcio conclui, até, que o emblemático muscle car americano foi concebido para alcançar um bom resultado nos menos abrangentes, e exigentes, testes de segurança realizados nos EUA, e que a sua versão europeia recebeu somente ligeiras alterações, de modo a poder cumprir as normas europeias de protecção de peões, mas dispensando o sistema de alerta de colisão dianteira que oferece no mercado de origem.

Por tudo isto, o Mustang ficou-se pelos 72% na protecção dos passageiros adultos, por 32% na protecção de crianças, por 64% na protecção dos peões e por apenas 16% na inclusão de tecnologias destinadas a aumentar a segurança. O Euro NCAP destaca ainda que, no teste de embate frontal descentrado, os airbags dianteiros não insuflaram o suficiente para reter devidamente os ocupantes; que, no embate totalmente frontal, a ausência de pré-tensores e limitadores de esforço nos cintos traseiros permite que o ocupante do banco posterior deslize sob o cinto, o que aumenta exponencialmente o risco de lesões abdominais; e que, no teste de embate lateral, a cabeça do dummy que representa uma criança de dez anos embateu contra o revestimento interior que se solta quando da insuflação do airbag de cortina.

Michiel van Ratingen, Secretário-Geral do Euro NCAP, a propósito desta sessão de testes, destacou o investimento feito pela Volvo em matéria de segurança, em que os resultados alcançados falam por si. Quanto ao desportivo norte-americano, foi bem mais severo: “A Ford não esperava que o Euro NCAP testasse o Mustang, e optou por não instalar, na Europa, tecnologias de segurança que estão disponíveis para os seus clientes norte-americanos, e, já agora, que são propostas por muitos outros automóveis desportivos. Esta atitude perante a segurança deverá preocupar os clientes da Ford, sejam eles compradores de um potente muscle car ou de um convencional veículo familiar”.

Em resposta, a Ford anunciou que ainda este ano será lançado um restyling do Mustang, dotado de série dos assistentes de pré-colisão e de manutenção na faixa de rodagem. O Euro NCAP espera poder testar a sua segurança quando este estiver disponível no mercado europeu, mas Michiel van Ratingen não facilita: “Para nós, claro que será bem vindo qualquer melhoramento, e esperamos poder publicar uma nova classificação para o modelo actualizado. Contudo, poderão ser necessárias mais actualizações fundamentais se o Mustang pretender obter um resultado significativamente melhor. Por isso, esperamos que a Ford aproveite a oportunidade para investir nas alterações necessárias, já hoje, para as futuras gerações do Mustang”.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon