CompararComparando ...

Toyota Yaris revelado e com 900 novos componentes

Artigo
Toyota Yaris revelado e com 900 novos componentes

Já são conhecidas as especificações definitivas do renovado Yaris, no qual a Toyota investiu 90 milhões de euros e introduziu 900 componentes novos. O modelo será oficialmente apresentado no início do próximo mês, no Salão de Genebra, e, como já aqui havíamos anunciado, estreando dois elementos importantes: o motor 1.5 a gasolina que substitui o anterior 1.33, e uma versão de altas prestações, com mais de 210 cv de potência.

O trabalho de renovação estética ficou, no essencial, a cargo do centro de estilo ED2 que a Toyota possui no sul de França, com as alterações operadas a serem, pela primeira vez, directamente transpostas para a versão do Yaris produzida no Japão, onde dá pelo nome de Vitz. Os pára-choques com formato tipo catamaran, a grelha trapezoidal com acabamento distintos consoante o nível de acabamentos, as ópticas dianteiras e os farolins traseiros redesenhados e as novas cores azul Hybro e vermelho Tokyo são os principais elementos em destaque neste particular.

No habitáculo, referência para o estilo mais moderno, para as novas cores, materiais de revestimento e acabamentos, e para melhorias introduzidas em termos de ergonomia. Todos os novos Yaris, exceptuando o nível de acabamentos mais básico, passam a dispor de um novo ecrã TFT multifunções de 4,2” no renovado painel de instrumentos, e de um novo volante de três braços. Os níveis de equipamento e acabamentos dividem-se entre Entry, Mid, Mid+, Bi-Tone e o novo Chic.

Como referido, em termos de motores, a grande novidade é a unidade a gasolina de 1,5 litros, com distribuição variável e apta a funcionar no ciclo Atkinson, criada a pensar já nas novas normas Euri 6c, de medição de consumos em condições reais de utilização. Com 112 cv e 136 Nm, oferece um rendimento 10% superior ao do motor 1.33 que substitui, com um consumo inferior em até 12%.

Único modelo do segmento proposto com motorização híbrida, o Yaris Hybrid promete oferecer, agora, mais suavidade e conforto, especialmente em aceleração, graças aos novos apoios de motor, aos novos semi-eixos e a um novo subchâssis. Por seu turno, o amortecimento e a assistência eléctrica da direção revistos garantirão um maior conforto de marcha e uma superior precisão em curva.

Referência, ainda, para a segurança: de série, todos os novos Yaris contarão com o sistema Safety Sense, que inclui o sistema de pré-colisão com travagem autónoma de emergência, o assistente de máximos, o alerta de saída involuntária da faixa de rodagem e o sistema de leitura de sinais de trânsito (este último ausente do nível de equipamento mais básico).

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon