CompararComparando ...

Volvo confirma bateria de 100 kWh, novo PHEV e híbrido de 48 Volt

Artigo
Volvo confirma bateria de 100 kWh, novo PHEV e híbrido de 48 Volt

Foi o próprio Mats Anderson, responsável máximo pelos sistemas de propulsão eléctrica da Volvo, quem confirmou três importantes novidades a lançar em breve pela casa sueca neste domínio: um sistema híbrido plug-in (PHEV) de tracção dianteira em 2019, um sistema de propulsão totalmente eléctrico com bateria de 100 kWh (em 2019) e um sistema híbrido convencional com sistema eléctrico de 48 Volt. O que não foi revelado foi em que modelos serão estreadas as novas soluções, seguramente a introduzir em várias das propostas do construtor nórdico, mas é possível prever que o novo sistema de propulsão 100% eléctrica chegará ao mercado por via das versões revistas da Série 90, a começar pelo XC90 (o SUV será o primeiro a receber uma actualização), e que o novo híbrido plug-in se estreará no novo XC40 (antecipado pelo protótipo 40.1), chegando depois ao V40 da próxima geração (antecipado pelo protótipo 40.2) e a outros modelos assentes na plataforma CMA.

A nova motorização totalmente eléctrica destina-se a ser utilizado por modelos desenvolvidos com base tanto na plataforma SPA (Scalable Product Architecture) como na CMA (Compact Modular Architecture), em versões de tracção dianteira e integral. Denominada MEP (Modular Electrification Platform), esta solução pretende permitir à Volvo dispor de veículos cuja potência motriz irá dos 136 cv aos 612 cv, podendo a bateria contar com até 100 kWh de capacidade e estando apta a receber cargas de corrente alterna de até 20 kW, ou rápidas de corrente contínua.

Revelado foi, ainda, que a nova motorização híbrida plug-in T5 Twin Engine para modelos de tracção dianteira combinará um três cilindros a gasolina turbo de 1,5 litros com um motor eléctrico de 75 cv, uma bateria de iões de lítio com 9,7 kWh e uma caixa de dupla embraiagem. A autonomia eléctrica será de 50 quilómetros, o compressor do ar condicionado será, também ele, eléctrico, tendo esta solução como objectivo principal (como acontece com as versões T8 da Série 9 face aos motores de seis e oito cilindros tradicionais) garantir prestações ao nível das dos seus melhores rivais térmicos de quatro cilindros, mas com consumos de combustível bem mais contidos.

Já o novo sistema híbrido convencional, com sistema eléctrico de 48 Volt, será conjugado tanto com motores a gasolina como a gasóleo, e começará por contar com um motor eléctrico de 13 cv, sabendo-se já que, na sua próxima evolução, a respectiva potência será de 20 cv. A bateria de iões de lítio do sistema oferece 0,25 kWh de capacidade, existindo uma outra de 12 Volt para alimentação do sistema eléctrico primário do veículo.

No final, o grande objectivo da Volvo é, progressivamente, ir suprimindo os motores Diesel da sua oferta, e aumentar a sua oferta de veículos electrificados, por forma a que, em 2025, já circulem no mundo um milhão de automóveis deste género da marca sueca.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon