CompararComparando ...

Mercedes-AMG com muitas novidades em Genebra. E uma possível surpresa…

Artigo
Mercedes-AMG com muitas novidades em Genebra. E uma possível surpresa…

A Mercedes já tinha dados sinais de que o 50º aniversário da AMG seria comemorado em grande estilo. Logo em Detroit, a divisão desportiva da marca da estrela revelou a primeira actualização do seu superdesportivo (alguns retoques estéticos, melhor desempenho aerodinâmico, mais potência nas versões “de acesso”), bem como uma inédita derivação do dito: o AMG GT C 50 Edition. E mesmo que o ponto alto das celebrações esteja agendado para o Outono, em Frankfurt, quando for revelado o novo hiperdesportivo com muita tecnologia da Fórmula 1, e potência a rondar os 1300 cv, até lá muito haverá ainda para conhecer – e a prova esta no lote de novidades preparado pela Mercedes-AMG para o Salão de Genebra.

A mais sumarente, o novo AMG GT C Roadster Edition 50, à semelhança do coupé revelado em Detroit, disponível numa série especial limitada a somente 500 exemplares. À expecção da capota, os dois modelos partilham quase tudo o resto, da imagem exterior (cores exteriores exclusivas, apontamentos em preto cromado, grelha Panamericana, jantes forjadas) ao interior preto e prata e dotado, de série, do pack Interior Night. O 4.0-V8 biturbo oferece aqui 557 cv e 680 Nm, levando o AMG GT C Roadster até aos 316 km/h, sendo os 0-100 km/h em 3,7 segundos.

Já os C 63 Cabriolet (476 cv) e C 63 S Cabriolet (510 cv) serão propostos numa edição especial Ocean Blue Edition, limitada a meras 150 unidades, e em que o primeiro destaque vai para a capota de lona pintada num exclusivo tom de azul. O mesmo que se pode encontrar em apontamentos nos spoilers dianteiro e traseiro, no contorno dos cubos das rodas, nas costuras contrastantes do interior de cor cinzenta e no relógio analógico IWC.

Disponíveis em duas cores de carroçaria (branca e cinzenta), C 63/C63 S Ocean Blue Edition oferecem, igualmente, caixas dos espelhos e saias laterais na cor da carroçaria, e jantes forjadas pintadas de cinzento titânio (19” na frente, 20” atrás). No habitáculo são merecedoras de referência as aplicações em vibra de vidro cinzento mate (opcionalmente, sem custo, podem ser em fibra de carbono de alto brilho), o logotipo específico desta edição colocado na consola central e a inclusão do sistema Airscarf e dos bancos climatizados no equipamento de série.

Por seu turno, o C43 4Matic, com motor 3.0-V6 de 367 cv, conhece a série especial Night Edition, proposta tanto nas versões coupé e cabrio. O foco está nos apontamentos a preto, possíveis de encontrar na grelha frontal, no splitter dianteiro, no spoiler traseiro, nas saias laterais, no deflector montado na tampa da mala e nas ponteiras de escape – e ainda nas jantes multibraços de 19” pintadas de preto mate, com aros de elevado contraste.

Este seria já, por si só, um leque de novidades suficiente para agradar aos adeptos da AMG. Mas a sua importância pode vir a ser muito relativa caso se confirmem os rumores que referem que a Mercedes-AMG poderá ter preparado para Genebra a estreia de um novo e surpreendente protótipo: o que anteciparia um futuro coupé de quatro portas de luxo, rival do Porsche Panamera.

Há até quem já lhe chame GT4, e a versão de produção deverá chegar ao mercado em 2018 – mas não sem antes ser antecipado pelo tal protótipo, animado por uma versão com nada menos de 600 cv do conhecido 4.0-V8 biturbo. Já o modelo produção, numa primeira fase, deverá ser proposto pelas duas actuais derivações mais evoluídas deste motor, com 557 cv e 585 cv. Possível é, ainda, que o GT4 recorra a um novo sistema ISG, que integra o alternador e o motor de arranque, responsável pela função start/stop, e por assegurar uma potência eléctrica extra de 20 cv em aceleração, durante curtos períodos de tempo.

Para além de concorrer com o Panamera, o futuro GT4 poderá servir como substituto dos CLS/CLS Shooting Brake, o que justifique que se antecipe o lançamento de uma versão mais acessível numa fase posterior de comercialização, animada por um 3.0-V6 com cerca de 400 cv. De série deverão ser sempre a mais recente versão da caixa de velocidades pilotada de dupla embraiagem e a tracção integral permanente 4Matic.

Na base da nova berlina de luxo da Mercedes-AMG deverá estar a plataforma modular MRA, profundamente modificada pelos técnicos da marca, dotada de uma distância entre eixos e de larguras de vias únicas. O amplo recurso a alumínio e a aço de alta resistência formado a quente permitirá que o peso seja inferior ao de outros modelos assentes na mesma plataforma (como o Classe C e o Classe E), as suspensões deverão adoptar uma configuração que permitirá distinguir o GT4, neste domínio, de qualquer outro modelo actual da AMG.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon