CompararComparando ...

Euro NCAP testa mais seis modelos. E houve desilusões

Artigo
Euro NCAP testa mais seis modelos. E houve desilusões

A mais recente bateria de testes realizada pelo Euro NCAP inclui os novos Audi Q5, Land Rover Discovery, Toyota CH-R, Citroën C3, Fiat 500 e Ford Ka+. Os três primeiros recebram cinco estrelas, o modelo francês não foi além das quatro, os citadinos italiano e “americano” ficaram-se por apenas três.

A propósito destes resultados, o consórcio destaca o resultado muito positivo alcançado por Audi e Toyota em todos os parâmetros de avaliação, deixando um reparo ao Land Rover: apesar de merecedor de cinco estrelas, revelar problemas algo preocupantes, como o airbag do condutor não ter insuflado devidamente, devido à pouca pressão, no teste de embate frontal descentrado, ao passo que no embate lateral a porta do condutor acabou por soltar-se. Situação que mereceu de Michiel van Ratingen, secretário-geral do Euro NCAP, o seguinte comentário: “A Jaguar Land Rover tem um ambicioso programa de lançamento de novos modelos para os próximos anos. Esperamos que esta ambiciosa agenda e os curtos períodos de desenvolvimento não comprometam a segurança oferecida pelos veículos, e que levem em linha de conta os nossos resultados”.

No que aos modelos menos bem classificados diz respeito, o Euro NCAP salienta que, de modo a poderem proporem automóveis visualmente atraentes a preços acessíveis, construtores há que caem na tentação de cortar no equipamento de segurança. O que se aplica ao 500 e ao Ka+, a que faltam os pré-tensores e os limitadores de esforço nos cintos de segurança traseiros.  No embate frontal, o 500 revelou uma reduzida protecção do condutor e do passageiro traseiro, o Ka+ pecou pela insuficiente protecção conferida ao peito dos ocupantes dos bancos dianteiros. Ambos os modelos carecem, ainda, da travagem autónoma de emergência, hoje já presente em cerca de metade dos novos modelos lançados no mercado.

Já o C3, esteve muito perto de obter a classificação máxima de cinco estrelas, e só não o conseguiu devido ao resultado obtido na protecção dos peões.

Relativamente a estes três modelos, Michiel van Ratingen decidiu destacar a antiguidade do projecto do 500, que o recente restyling de que foi alvo já não consegue esconder; que a Ford gorou as elevadas expectativas criadas para o segmento dos utilitários, ao lançar um modelo totalmente novo com uma performance medíocre em termos de segurança; e que o C3 prova que um resultado de respeito também pode ser alcançado por um utilitário.

Eis os resultados em pormenor alcançados pelos seis modelos agora testados:

 

Modelo            Classificação      Protecção    Protecção        Protecção         Sistemas de

Modelo                 global             adultos         crianças             peões         assistência à condução

Audi Q5                 *****                93%              86%                   73%                           58%

Toyota CH-R        *****                95%              77%                    76%                           78%

LR Discovery        *****                90%              80%                  75%                            73%

Citroën C3             ****                  88%             83%                   59%                            58%

Fiat 500                 ***                    66%              49%                  53%                            27%

Ford Ka+                ***                   73%              61%                   57%                            29%

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon