CompararComparando ...

Artega Scalo Superelletra: eléctrico com 1020 cv só para 50

Artigo
Artega Scalo Superelletra: eléctrico com 1020 cv só para 50

Klaus Frers, tetraneto de Christopher Becker (tido como o inventor do primeiro automóvel eléctrico, em 1835), é o CEO da Artega, pequeno construtor que se estreou, em 2009, com o GT, um desportivo de dois lugares com motor VW (no caso, um 3.6-V6 de 300 cv. Modelo que, em 2015, derivou numa variante eléctrica apresentada apenas como protótipo, animada por dois motores eléctricos instalados nas rodas traseiras, e a que foi dado o nome de um cavalo de corridas alemão: Scalo.

Agora, a Artega decidiu dispensar os motores de combustão e apostar tudo na propulsão eléctrica. Vendendo à Saleen os planos, as instalações fabris e as ferramentas de produção do GT, que passará a produzi-lo, sob nome próprio, e com diferentes motores, na China.

Ao mesmo tempo, apresentou o Scalo Superelletra, que combina as palavras italianas “superleggera” (superleve) e “elletrico” (eléctrico). Desenhado pelo estúdio italiano Touring Superleggera, possui um habitáculo para três ocupantes, com o condutor sentado em posição central – assumidamente na senda do McLaren F1, mas oferecendo um muito mais fácil acesso, e um outro desafogo.

A carroçaria, com portas, capot e tampa da mala em carbono, restantes painéis em alumínio e pára-choques em poliuretano, assenta numa monocoque totalmente em fibra de carbono, complementada pelos subchâssis dianteiro e traseiro em aço de alta resistência. Os quatro motores eléctricos de alto rendimento, cada qual instalado na sua roda, e com uma potência combinada de 1020 cv, permitem cumprir os 0-100 km/h em cerca de 2,5 segundos, estando a velocidade máxima electronicamente limitada a 300 km/h.

As baterias de alta capacidade de nova geração assegurarão uma autonomia de 500 quilómetros entre recargas, não são precisos mais do que quatro minutos de carregamento para garantir uma autonomia de 100 quilómetros, e 17 minutos para repor 80% da sua capacidade. O inºicio de produção deste Scalo Superelletra, limitada a não mais do que meia centena de exemplares, está marcado para a Primavera de 2019.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon