CompararComparando ...

Lexus LS 500h chega a Portugal em 2018

Artigo
Lexus LS 500h chega a Portugal em 2018

Assente na nova plataforma GA-L, com uma distância entre eixos (3125 mm) superior à da variante de châssis longo do seu antecessor, a nova geração do topo de gama da Lexus desde logo promete muito espaço interior, em especial para quem siga atrás. Apesar de o modelo também ser proposto com um motor a gasolina, a Portugal apenas chegará, no início de 2018, a recém-apresentada versão híbrida LS 500h, com 354 cv, capaz de permitir a um modelo com 5235 mm de comprimento, e que decerto pesará cerca de duas toneladas, cumprir os 0-100 km/h em 5,4 segundos.

O seu sistema de propulsão destaca-se pela forma como o motor 3.5-V6 a gasolina é auxiliado pelo motor eléctrico. Ao contrário do que acontece num sistema híbrido convencional, em que tal é assegurado por uma engrenagem de redução única, nesta solução da Lexus (Multi Stage de seu nome) a potência é incrementada por um dispositivo com quatro estágios de engrenagem, potenciando as acelerações e as recuperações, e permitindo que o LS 500h possa circular em modo eléctrico até aos 140 km/h.

Ao mesmo tempo, e apesar desta engrenagem possuir “apenas” quatro velocidades, a electrónica introduz um padrão simulado de passagens de caixa, destinado a transmitir ao condutor a sensação de estar a utilizar uma transmissão automática de dez relações. Sendo, ainda, adaptativa, ajustando o respectivo funcionamento ao tipo de condução praticada, e permitindo ao utilizador reter a mudança engrenada, através das patilhas no volante.

Disponível em versões de tracção traseira ou integral, o novo LS 500h estreia ainda o dispositivo de segurança Lexus Safety System+, assente num sofisticado sistema de monitorização das imediações do veículo, assegurado por múltiplos sensores e câmaras. Inclui várias funções na prevenção da saída involuntária da faixa de rodagem, e de colisões pela traseira, com peões e em cruzamentos, mas o maior destaque vai para a detecção de peões com direcção activa: na eminência de um atropelamento, não só aplica travões, como actua sobre a direcção para desviar o veículo da potencial vítima.

Claro que a distinção, o luxo e o requinte serão outros atributos do novo LS, com as linhas exteriores a falarem por si quanto ao objectivo da Lexus de distinguir-se numa classe dominada pelas marcas alemãs. O interior, além de sumptuoso, inclui inúmeras soluções que incrementam o bem-estar e o conforto, merecendo destaque os bancos dianteiros com regulação eléctrica em 28 vias, o ecrã do sistema de infoentretenimento com 12,3” (em opção, está disponível o maior monitor a cores do mundo destinado a um automóvel, com 24”) e o pack opcional que faz dos lugares traseiros um local de excelência, oferecendo os respectivos bancos múltiplas regulações eléctricas, função de massagem Shiatsu e, até, reclinação até 48°, um descanso para as pernas e uma função de elevação até 24° para facilitar o acesso e a saída do veículo.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon