CompararComparando ...

Pininfarina H600: elétrico com gerador por microturbina

Artigo
Pininfarina H600: elétrico com gerador por microturbina

Criado pela Pininfarina para o o Hybrid Kinetic Group (HKG), empresa de Hong Kong dedicada às energias alternativas e à mobilidade sustentada, o H600 é uma berlina de luxo desportiva com 5200 mm de comprimento, 2000 mm de largura e 1494 mm de altura, que se anuncia animada por um inovador sistema de propulsão. Visualmente, o trabalho do estúdio de design italiano, actualmente detido pela Mahindra, destaca-se pelas proporções harmoniosas da carroçaria, pelas linhas fluidas, pelas inserções em alumínio polido e pelo formato dos farolins traseiros, mas também não deixa de fazer lembrar alguns modelos da Maserati.

A bagageira com 500 litros de capacidade e o interior inspirado num longe são outros atributos do H600. A habitabilidade traseira promete ser nitidamente superior ao habitual em modelos deste segmento, as portas posteriores de abertura invertida garantirão um mais fácil acesso ao habitáculo, os bancos suspensos são, verdadeiramente, um must do interior de um modelo que se destaca ainda pelos materiais nobres que utiliza (revestimentos em pele bicolor de alta qualidade, madeira envernizada utilizada na estrutura dos bancos e no piso do habitáculo).

Destaque obrigatória para o chamado interface homem-máquina: um enorme ecrã, que percorre o tablier a toda a sua largura, exibindo do lado do condutor a informação para este relevante, e do lado do passageiro o sistema de infoentretenimento. É complementado por um igualmente imponente ecrã central táctil (do tipo tablet, e disposto na vertical, destina-se a controlar todas as funções do veículo) e poe dois ecrãs instalados nas costas dos bancos da frente, destinados aos passageiros traseiros.

A solução de propulsão adoptada pelo H600 é, naturalmente, fornecida pela HKG. Como a Pininfarina garante que os motores eléctricos asseguram a vectorização individual do binário, deduz-se que sejam quatro, sendo a respectiva potência combinada superior a 680 cv. Suficiente para permitir a este três volumes de quatro portas, com châssis em alumínio e 1870 kg de peso (repartido numa proporção 52%-48%), alcançar os 250 km/h e cumprir os 0-100 km/h em menos de 3,0 segundos.

Uma “super-bateria” de grafeno com 360 kWh de capacidade, aliada a um gerador por microturbina apto a consumir gasolina, gasóleo, etanol, gás natural, propano, biocombustíveis e outros, garante uma autonomia superior a mil quilómetros, e primará ainda pela compatibilidade ambiental, por integrar um inédito sistema de reciclagem. Podendo o sistema ser, até, utilizado para produzir e distribuir energia em situações de emergência, a habitações, a outros veículos eléctrico, ou mesmo à rede, graças à sua capacidade para produzir electricidade a bordo.

Mais do que antecipar um novo modelo, o H600 assume-se como uma antevisão das ambições da HKG, que passam por criar um automóvel eléctrico de luxo acessível a uma faixa alargada da população. Já para o Salão de Xangai , oi anunciada a revelação de novos modelos da marca, do mesmo modo que diversas soluções do H600 serão utilizadas na sua futura gama.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon