CompararComparando ...

Novo Mercedes Classe A a meses da estreia. Actual despede-se com versão AMG A45 Black Series?

Artigo
Novo Mercedes Classe A a meses da estreia. Actual despede-se com versão AMG A45 Black Series?

Há já algum tempo que a Mercedes vem efectuando testes de desenvolvimento do novo Classe A na via pública, em vários locais do globo, e com diferentes versões do modelo, em distintos estágios de evolução… e camuflagem. Na sua base estará a nova versão da plataforma MFA da marca da estrela, destinada aos seus modelos de motor transversal e tracção iminentemente dianteira – a utilizar também, nbuma versão ligeiramente mais comprida, pelos futuros Classe B, GLA e por um novo SUV, muito provavelmente chamado GLB.

Não só mais leve, como capaz de albergar motorizações “alternativas” (leia-se: híbridas) e possuidora de uma maior distância entre eixos, a plataforma MFA2 permitirá à nova geração do Classe A oferecer uma maior habitabilidade a quem nele viaje, sobretudo atrás, sem que as dimensões exteriores sofram alterações de maior. Ao mesmo tempo, o novo formato do portão traseiro, agora com farolins bipartidos, garantirá um melhor acesso à bagageira cuja capacidade também se espera sobre uma evolução.

Ao que tudo indica, o novo Classe A será, desta feita, proposto em duas versões de carroçaria: na habitual de cinco portas, e numa nova derivação de três volumes, mais espaçosa e estilisticamente menos arrojada do que o CLA, em princípio destinada exclusivamente ao mercado chinês. Na frente, as ópticas de novo desenho, mais esguias, contribuem para que o modelo pareça mais imponente, o mesmo acontecendo com os novos farolins traseiros de disposição horizontal. No interior, é de contar com um ecrã de grandes dimensões, ao estilo do novo Classe E, e com uma importante evolução das funções e serviços digitais oferecidos pelo modelo.

A gama de motores começará por não se diferenciar muito da actualmente conhecida, mas a seu tempo deverá receber não só unidades de três cilindros, mais eficientes, como uma opção híbrida plug-in. Claro que também não faltarão as variantes com a assinatura da AMG, tanto a mais poderosa A45, com cerca de 400 cv, como uma “intermédia” A43, com uma potência na casa dos 310-320 cv, por forma a poder rivalizar com o Audi S3.

A estreia da novo Classe A acontecerá, quase certamente, em Setembro, no Salão de Frankfurt, para que as primeiras entregas possam ocorrer no início de 2018. Até lá, tudo aponta para que a actual geração se despeça com uma inédita versão A45 AMG Black Series, com uma potência da ordem dos 400 cv, e todos aqueles elementos distintivos habituais nestas série limitadas da divisão desportiva da Mercedes.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
100%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon