CompararComparando ...

Toyota revela barco híbrido

Artigo
Toyota revela barco híbrido

Há muito apostada em fazer vingar as motorizações híbridas destinadas aos automóveis, a Toyota decidiu estender esta tecnologia também aos barcos de recreio. A sua primeira proposta neste domínio foi já apresentada, e começa por ter como missão uma utilização específica, destinada a avaliar a sua viabilidade futura.

Para tal, três unidades do novo Ponam-28V serão entregues ao governo da região metropolitana de Tóquio, livres de quaisquer encargos. As embarcações serão utilizadas, entre Julho de 2018 e Março de 2021, nos trabalhos de manutenção dos cais e outras instalações do Porto de Tóquio, assim como em visitas à Baía de Tóquio durante os Jogos Olímpicos de 2020 – e ainda em passeios nos canais do porto da capital japonesa, com os seus residentes e visitantes. O benefício da Toyota com esta parceria resulta dos elementos referentes ao desempenho da motorização híbrida que lhe serão transmitidos pelos seus utulizadores.

O Ponam-28V tem por base o mais pequeno dos barcos comercializados pela Toyota no Japão, um 28 pés com um casco construído numa combinação entre alumínio, fibra de vidro e fibra de carbono, e de cuja gama fazem ainda parte as versões de 31 pés e 35 pés. A sua motorização híbrida paralela alia o quatro cilindros a gasolina de 3,0 litros já utilizado no Prado e na Hilux, e que na sua versão marítima oferece 260 cv, com um motor eléctrico de 48 cv e 350 Nm, alimentado por uma bateria de iões de lítio com 11 kWh de capacidade.

Além das óbvias vantagens em termos de consumos, emissões e ruído, de uma forma geral, outro dos grandes atributos do Ponam-28V é poder circular no modo EV, totalmente eléctrico. Especialmente útil quando o seu utilizador pretende circular de forma mais silenciosa, ou por locais em que sejam mais nefastos o ruído e as emissões de poluentes, como barragens e outros percursos de água doce, ou mesmo canais onde a vida selvagem recomende a menor perturbação possível.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon