CompararComparando ...

Toyota FT-4X Concept: evasão e aventura

Artigo
Toyota FT-4X Concept: evasão e aventura

FT-4X. Future Toyota Four-Wheel Drive Crossover. É este o nome do mais recente protótipo da Toyota, desenvolvido na Califórnia e assente na nova plataforma global da TNGA-C da marca nipónica. Combina diversas funcionalidades únicas, que confirmam a sua vocação (permitir fugir à rotina sem grande planeamento prévio), com um estilo assumidamente robusto, assegurado por linhas simples, que visam transmitir uma noção de competência e durabilidade, e estabelecer ligação a outros modelos da marca de espírito semelhante, como o Land Cruiser, o FJ Cruiser ou o 4Runner.

Para não perder a sua apetência enquanto automóvel de uso quotidiano, o FT-4X conta com dimensões compactas (para os padrões norte-americanos…): 4250 mm de comprimento, 1821 mm de largura e 1623 mm de altura, para uma distância entre eixos de 2640 mm. Visualmente, e no exterior, destacam-se as ópticas integralmente por LED, os generosos alargamentos em preto dos guarda-lamas, as jantes de 18” com pneus 225/55 (desenvolvidos especificamente pela Goodyear para este protótipo) e os puxadores das portas traseiras embutidos, ao estilo do C-HR. Atrás da porta traseira do lado do condutor está um terceiro vidro lateral vertical removível e intermutável, disponível em várias cores opacas ou escurecidas.

Não menos apelativo, no FT-4X, a vertente prática. O portão traseiro, operável a partir de um sobredimensionado manípulo rotativo (para poder ser utilizado, por exemplo, com luvas de trabalho), tanto pode abrir na horizontal, de forma bipartida, no modo Urbano (para facilitar as cargas de descargas em espaços mais exíguos), como verticalmente, numa peça única, no modo Ar Livre, servindo também como protecção contra a chuva.

Os pára-choques integram dois ganchos vermelhos, para permitir desatascar o FT-4X, para quando este servir para desatascar outros veículos, ou para arrastar cargas mais pesadas no fora de estrada. O tejadilho plano facilita o transporte de objectos, os quatro olhais no mesmo instalados servem não só como pontos de fixação, como nas respectivas bases dispõem de tomadas de corrente, para ligação de dispositivos eléctricos. No retrovisor exterior do lado do condutor está integrada uma câmara GoPro.

O interior, que a Toyota define como uma “caixa de ferramentas sobre rodas”, além da generosa habitabilidade, conta com inúmeros locais de fácil acesso para arrumação do equipamento básico para uma escapadela não premeditada, identificáveis por cores específicas: azul para os compartimentos fechados, laranja para os compartimentos abertos. No interior do portão traseiro existem duas caixas, uma refrigerada, a outra aquecida; o habitáculo divide-se em três zonas: “limpa” (a destinada aos passageiros da frente), “húmida” (composta pelo espaço existente atrás dos bancos dianteiros e sob os bancos traseiros, dotada de tapetes de borracha, podendo acolher, por exemplo, fatos de banho ou de mergulho, equipamento de neve ou vestuário e calçado enlameado) e a própria zona de carga, totalmente plana, e com um piso extensível, que funciona como plataforma quando aberto. Sob este existe mais um amplo espaço de arrumação, e as luzes interiores, montadas no tejadilho, também são removíveis para poderem funcionar como lanterna.

Registe-se, ainda, que as pegas das portas traseiras podem albergar garrafas de água e contam com tomadas USB, funcionando as dianteiras como espaços extra de arrumação. Entre os bancos dianteiros, e servindo como apoio de braços, está um saco-cama ultra-compacto da North Face; a consola central recolhe na vertical, para dar acesso a mais um compartimento de arrumação (ventilado, para permitir a secagem de luvas ou outros objetos molhados); e até o sistema multimédia é removível, contando com uma pega semelhante à das portas.

Mecanicamente, são escassos os dados fornecidos pela Toyota, que, ainda assim, adianta que o FT-4X está preparado para receber um motor de quatro cilindros de elevada eficiência, que não condicione o seu uso quotidiano. Mais substantivos, os elementos relativos à sua capacidade para enfrentar outros terrenos que não o asfalto: generosos ângulos de ataque e de saída; suspensão dianteira MacPherson, e por triângulos sobrepostos atrás; sistema de tracção integral permanente mecânico com “redutoras”.

Falta saber se a Toyota terá a coragem de lançar no mercado esta sua fantástica criação; e se, fazendo-o, a deixará ir mais longe do que o mercado norte.americano…

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon