0
Posted Abril 18, 2017 by António de Sousa Pereira in |Notícias
 
 

Electric GT: corridas de Tesla em Portugal em Março



O Campeonato Electric GT já tem definido o calendário da sua época de estreia. Inicialmente dedicado aos Tesla Model S P100D, contará nesta sua primeira temporada com dez etapas, todas disputadas na Europa.

A primeira prova está agendada para 25-26 de Novembro, em França, no circuito de Paul Ricard. Depois do circuito de Le Castellet, a competição passará por páis e circuito ainda a designar, chegando a Portugal, em Março, onde assentará praça no Circuito do Estoril, seguindo-se-lhe Itália (Abril), Alemanha (Maio), Bélgica (Junho), Holanda (Julho) e Reino Unido (Setembro), encerrando a temporada em Espanha, em Outubro. Excepção feita à corrida inaugural, as restantes aguardam ainda por aprovação definitiva por parte da FIA.

Cada ronda do Electric GT será composta por duas corridas, ambas de 60 quilómetros e disputadas no mesmo dia (uma durante o dia, a segunda ao entardecer), com a grelha para a primeira a ser definida em função dos tempos obtidos numa sessão de qualificação de 60 minutos, antecedida de uma sessão de treinos livres de 20 minutos. Estarão em pista vinte Model S P100D absolutamente idênticos em termos técnicos, especialmente preparados para este efeito (a OMP fornece o equipamento de segurança, a Pirelli os pneus feitos à medida para este campeonato), inscritos por dez equipas profissionais e tripulados por pilotos internacionais de ambos os sexos.

Já os sistemas de carregamento de baterias dos veículos serão fornecidos pela portuguesa Magnum Cap, que entregará à organização vinte carregadores rápidos de corrente contínua, aptos a fornecer cerca de 50 kWH de potência a cada um dos Tesla Model S P100D que evoluirão em pista em cada evento.

De referir que as provas poderão ser acompanhadas, em tempo real, via Periscope, Twitch e YouTube, com os adeptos a terem ainda a oportunidade de interagir com os protagonistas através das diversas plataformas de redes sociais. Cada fim-de-semana do Electric GT promete ser, também, um festival de tecnologia, inovação e sustentabilidade, com inúmeras actividades paralelas à própria competição.


António de Sousa Pereira