CompararComparando ...

Mercedes Classe S renovado chega em Julho

Artigo
Mercedes Classe S renovado chega em Julho

Foi no Salão de Xangai que a Mercedes deu a conhecer o renovado Classe S, disponível no mercado já a partir de Julho depois de sujeito a uma profunda renovação, voltando a ser pioneiro na introdução de várias soluções e tecnologias. Visualmente, primeiro destaque para a nova grelha: nas versões de seis e oito cilindros, conta com um acabamento em preto brilhante; na variante longa com motor V12, dispõe de elementos cromados adicionais; na versão Maybach, exibe ainda o logotipo da divisão de luxo da marca de Estugarda.

Todos os Classe S da nova geração montam um pára-choques dianteiro com tomadas de ar mais pronunciadas e aparência mais desportiva, sendo propostas em opção as ópticas dianteiras Multibeam por LED com novos máximos de longo alcance (iluminam a mais de 650 metros). Na traseira destacam-se os farolins, também por LED, com efeito cristalino (com três novos pares de fibras ópticas, exibem um jogo de luz específico sempre que o veículo é trancado e destrancado), o pára-choques redesenhado com as ponteiras de escape integradas visíveis (emolduradas por um elemento cromado que se estende a toda a largura do veículo) e as sete jantes de novo desenho, com diâmetros entre 17” e 20”.

No interior, são mais importantes as melhorias funcionais do que as estéticas. Não obstante, existem dois novos ecrãs de alta resolução de 12,3”, cobertos por um vidro transparente comum; a iluminação ambiente por LED pode, em opção, ser ajustável (oferece “tão só” do 64 cores); as novas chaves do veículo passam a ser propostas com acabamento de alto brilho em preto ou em branco (a função de arranque sem chave é sempre de série).

Muito mais substantivas, as alteraçoes que aumentam o conforto e o agrado de condução. Desde logo, o volante conta agora com comandos sensíveis ao toque, que respondem aos movimentos dos dedos tal e qual os ecrãs tácteis dos smarpthones e, pela primeira vez, integra os comandos do sistema Distronic e do cruise control.

Em esteia mundial, o opcional sistema Energizing, responsável pela ligação entre vários dispositivos de conforto: climatização; luz e fragrância ambiente; bancos (massagem aquecimento e ventilação) e sistema multimídia. Permitindo ao utilizador configurar distintos níveis de bem-estar, que se adequem às suas necessidades ou disposição do momento, oferece seis programas: Frescura, Calor, Vitalidade, Alegria, Comfort e Treiro (este último com três opções – relaxamento muscular, activação muscular e equilíbrio -, cada qual com diversos exercíios). Todos têm uma duração de dez minutos, e em cada um deles são ajustadas as funcionalidades descritas (incluindo a música reproduzida pelo sistema de som).

O Classe S foi, também, o modelo que a Mercedes elegeu para a introdução de vários novos propulsores, todos pertencentes à família de motores modulares com cilindrada unitária de 500 cc, no que é, também, o regresso dos seis cilindros em linha à oferta da marca. Para já, foram três as novidades apresentadas, uma delas o S 560 4Matic (também disponível na versão Maybach), animado por um novo V8 biturbo a gasolina de 3982 cc, um dos mais económicos do momento na sua classe, em boa parte por contar com um sistema de desactivação de cilindros, garantido pela distribuição variável Camtronic. Solução que, sempre que possível, em carga parcial, entre as 900 rpm e as 3250 rpm, e desde que estejam seleccionados os modos de condução Comfort ou Eco, inibe, em simultâneo, o funcionamento de quatro cilindros, para redução do consumo.

Com os turbos instalados entre as bancadas de cilindros, injecção directa variável, filtro de partículas e várias soluções destinadas a reduzir o atrito, oferece 469 cv de potência e um binário máximo de 700 Nm logo às 2000 rpm, anunciando um consumo 10% inferior ao do actual V8 de 455 cv (8,5 l/100 km, para emissões de CO2 de 195 g/km). É também proposto numa versão sobrepotenciada, que está instalada sob o capot do novo Mercedes-AMG S 63 4 Matic+, também com desactivação de cilindros, em substituição do anterior 5.5-V8 biturbo, e que, apesar da menor cilindrada, consegue oferecer aqui 612 cv e 900 Nm.

Decerto mais interessante para o público português, o novo seis cilindros em linha turbodiesel de 2925 cc, com câmara de combustão esculpida na cabeça do pistão, injecção directa com pressão máxima de 2500 bar e sobrealimentação de duplo estágio – o primeiro do género da Mercedes a contar com distribuição variável Camtronic. Já apto a cumprir com as futuras normas de emissões e consumos obtidos em condições de condução reais, é proposto em dois níveis de potência: com 286 cv e 600 Nm no S 350d 4 Matic (consumo combinado de 5,5 l/100 km), e com 340 cv e 700 Nm no S 400d 4Matic (consumo combinado de 5.6 l/100 km), o que faz deste o mais potente modelo a gasóleo de sempre da Mercedes.

Confirmada está, também, a chegada de mais alguns novos motores à oferta do Classe S, a seu tempo a introduzir noutros modelos da Mercedes, caso da motorização híbrida plug-in capaz de garantir cerca de 50 quilómetros de autonomia eléctrica, graças a uma nova bateria com 13,3 kWh de capacidade, acompanhada de um novo carregador doméstico de 7,2 kW, para recarregamentos mais céleres. E do inédito seis cilindros em linha de 3,0 litros a gasolina, com exactamente a mesma arquitectura do seu irmão gasóleo, e equipado com um turbo com compressor auxiliar eléctrico e com um alternador-motor de arranque integrado ISG, destinados a anular o atraso da resposta da sobrealimentação.

Disponível com dois níveis de potência, um deles com cerca de 408 cv e mais de 500 Nm, garante uma redução dos consumos e das emissões de cerca de 15% relativamente ao actual 3.0-V6 de 333 cv e será, também, o primeiro dos novos motores da Mercedes a utilizar um sistema eléctrico de 48 Volt (o sistema eléctrico de 12 Volt continua a ser utilizado para fornecer energia a componentes como as luzes, a iluminação interior ou o sistema de infoentretenimento, entre outros).

Esperado é, também, um novo quatro cilindros a gasolina de 2,0 litros que deverá oferecer mais de 270 cv, destacando-se por recorrer a um turbo twin-scroll, ao sistema Camtronic de distribuição variável sobre a admissão e ao sistema eléctrico de 48 Volt para alimentação da bomba de água e do alternador-motor de arranque. Tal como o novo V8, conta com um filtro de partículas para reduzir as emissões de poluentes.

Condução autónoma e sistemas de assistências à condução são domínios em que o Classe S volta a destacar-se, para tal tendo recebido melhorados sistemas baseados em radar e em câmara. Além de que, pela primeira vez, os dados dos mapas e da navegação serão usados para definir o comportamento do condutor ao volante, podendo a velocidade do veículo ser automaticamente ajustada na aproximação às curvas e cruzamentos (função Distronic Active Proximity Assist).

Quando o cruise control activo estiver activado, a velocidade é reduzida, e depois aumentada, em função da rota, bem como das curvas, dos cruzamentos e das portagens que o percurso apresente. Caso esteja seleccionado um destino no sistema de navegação, o Classe S também responderá em conformidade, por exemplo, reduzindo a velocidade na aproximação a uma saída de auto-estrada, assim permitindo ao condutor circular por períodos de tempo mais extensos no modo de condução autónoma.

Ao mesmo tempo, todas as funções de assistência ao condutor passam a ser controladas através do volante, podendo o condutor verificar quais estão activas, e a que situações estão a responder, através do head-up display. Além do Distronic Active Proximity Assist, o novo pack de Assistência à Condução do Classe S inclui as seguintes funções: Active Steer Assist (intervém sobre o volante quando a situação assim o exige); Active Lane Change Assist (basta um toque na alavanca dos “piscas” para a mudança de faixa se iniciar de forma automática, caso os sensores não detectem obstáculos nas proximidades que o impeçam); Active Emergency Stop Assist (se a assistência da direção estiver activada, reconhece que o condutor não está a intervir no processo a condução, levando o veículo a imobilizar-se); condução automática em filas de trânsito; sistema de leitura de sinais de trânsito. Está, também disponível o sistema que permite que o Classe S entre e saia de um lugar de estacionamento sendo controlado apenas através de um smartphone.

Já o sistema de monitoriza, através de câmaras, o estado do piso, detectando ressaltos e outras irregularidades, e adaptando o amortecimento pilotado em conformidade, foi melhorado, passando a funcionar com menos luminosidade (por exemplo, ao entardecer) e a velocidades de até 180 km/h. Inédita, a função Curve, de inclinação automática em curva, em que a carroçaria se inclina até 2,65° para o interior das curvas, por forma a reduzir as forças centrífugas a que estão sujeitos os ocupantes.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon