CompararComparando ...

BMW Série 5 brilha no Euro NCAP. Fiat Doblò nem tanto

Artigo
BMW Série 5 brilha no Euro NCAP. Fiat Doblò nem tanto

Modelo com um invejável historial de sucesso nos testes realizados pelo Euro NCAP, o BMW Série 5, agora na sua sétima geração, foi novamente posto à prova pelo consórcio europeu de segurança, e com resultados de grande valia. As novas plataforma e carroçaria, assim como as evoluções recebidas em termos de dispositivos de segurança, terão sido factores decisivos para garantir a classificação máxima de cinco estrelas, com a organização a voltar a destacar o auxílio decisivo que os sistemas de travagem autónoma de emergência tendem a oferecer ao condutor no evitar de colisões pela traseira e de atropelamentos.

Aliás, a protecção dos peões foi mesmo um dos elementos em grande destaque no resultado obtido pelo executivo germânico, com uns excelentes 81%, muito por culpa do sistema “Person Warning”, incluído no seu equipamento de série, e do capot activo. O BMW Série 5 registou, ainda, 91% na protecção dos adultos, 85% na protecção das crianças e 59% nos dispositivos de auxílio à condução.

Treze anos depois de ter testado o modelo original, o Euro NCAP decidiu voltar a pôr à prova o Fiat Doblò, na sua actual geração, lançada em 2010, e alvo de uma actualização em 2015, e que tem no Opel Combo o seu “primo direito”. Um restyling que, segundo o Euro NCAP, apesar de algumas ligeiras melhorias em termos de segurança, foi, essencialmente, de carácter estético, visando prolongar o ciclo de vida do veículo.

Isso mesmo estará patente nos resultados agora obtido pelo Doblò, um espelho da verdadeira idade do projecto, e que o consórcio considera, ainda, traduzirem uma falta de ambição da Fiat em que o modelo possa ombrear, em termos de segurança, com os seus competidores mais modernos do segmento. O Euro NCAP saliente, igualmente, que o Opel Combo nem esta actualização recebeu, sendo, por isso, de esperar que o seu desempenho, nesta matéria, seja ainda mais modesto, mesmo reconhecendo que a Opel está com os olhos postos no futuro.

Na prática,o Doblò não foi além das estrelas na sua classificação global, imposta por uma protecção dos adultos de 75%, das crianças de 46% e dos peões de 57%. No capítulo do sistema de auxílio à condução, o versátil modelo italiano ficou-se por uns muito modestos 25%.

Para Michiel Ratingen, secretário-geral do Euro NCAP, “A gama da Fiat inclui agora diversos modelos que estão no mercado há muito tempo, e cuja segurança está muito aquém da dos líderes das respectivas classes. A Opel assumiu a decisão de não implementar as alterações que a Fiat levou a cabo para alcançar uma classificação de três estrelas, mas decidiu, antes, focar as suas atenções num Combo completamente novo, que está a ser desenvolvido em conjunto com os novos proprietário da Opel, a PSA, e que o Euro NCAP conta testar no início do próximo ano”. A propósito do outro modelo em avaliação, o responsável máximo pelka organização referiu. “A BMW abriu caminho com um novo Série 5 que conta com inúmeros sistemas de assistência à condução, os quais o Euro NCPA acredita irão transformar a segurança nos próximos anos”.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon