CompararComparando ...

Nio ES8 (para já…) apenas na China. EP9 também para clientes particulares

Artigo
Nio ES8 (para já…) apenas na China. EP9 também para clientes particulares

Primeiro foi o EP9, o superdesportivo eléctrico já com vários recordes no currículo, que começou por ter produção limitada a apenas seis unidades (destinadas a investidores e a serem utilizadas em eventos promocionais). Um modelo de que a Nio faz saber agora ir produzir um segundo lote (sem revelar de quantas unidades), estando já a aceitar para o dito pré-encomendas para quem tenha os 1,4 milhões de euros que deverá custar cada exemplar…

Mas a startup chinesa não se fica por aqui, e apresentou também o ES8, a sua primeira proposta de produção em grande série. Um SUV com 4978 mm de comprimento e 2997 mm de distância entre eixos de 2997 mm, com sete lugares repartidos por três filas de bancos.

Châssis e carroçaria são integralmente construídos em alumínio, a suspensão conta com amortecimento activo pneumático e os dois motores eléctricos (um por eixo) garantem a tracção integral. As linhas exteriores exibem elementos já vistos no EP9 (caso da moldura da grelha frontal em forma de “X” e do formato dos farolins traseiros), sendo  o habitáculo dominado pelo painel de instrumentos integralmente digital e pelo enorme ecrã do sistema de infoentretenimento, através do qual se controlam as principais funções do veículo – permitindo que existam muitos poucos botões físicos no interior, em boa parte responsáveis pelo ambiente bastante minimalista.

Pese embora nada tenha sido adiantado relativamente à potência dos motores, à capacidade da bateria, às prestações ou à autonomia, sabendo-se que o EP9 oferece 1360 cv, não será difícil à Nio propor uma versão do ES8 capaz de ombrear com o Tesla Model X P100D, com os seus 772 cv. A tomada de carregamento no guarda-lamas dianteiro esquerdo também não impede que a marca anuncie que o modelo disporá de uma bateria que, quando descarregada, pode facilmente ser trocada por outra carregada, mesmo que nada mais seja especificado acerca desta solução.

Os preços também estão por definir. Garantido está, porém, que o ES8 será lançado no início de 2018 e apenas na China, pelo menos numa fase inicial de comercialização, estando a linha de produção e os fornecedores já preparados para dar início à sua fabricação no final do presente ano.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon