CompararComparando ...

Karoq: o novo SUV compacto da Skoda

Artigo
Karoq: o novo SUV compacto da Skoda

Mais uma vez, a ilha de Kodiaq, no Alaska, serviu de inspiração para a Skoda identificar um seu modelo, no caso um novíssimo SUV compacto, a posicionar abaixo do Kodiaq. O nome escolhido foi Karoq, aglutinação da forma como na língua da tribo indígena Alutiiq se pronunciam as palavras “carro” e “seta”.

O Karoq demonstra, também, que Skoda e Seat percorrem caminhos inversos para atingir objectivos análogos. Se a casa de Martorell lançou primeiro o Ateca, e depois anunciou o lançamento do equivalente do Kodiaq; o fabricante checo começou por lançar o seu SUV de maior porte, e agora confirma a chegada de um equivalente do Ateca, com o qual partilha a generalidade da mecânica. Resta saber se também existirá um Skoda equiparável ao Arona, o SUV que da Seat assente na nova plataforma destinada aos Seta Ibiza/Skoda Fabia/VW Polo…

Quanto ao Karoq, por ora, a Skoda apenas revelou fotografias de uma unidade de testes ainda bastante camuflada, mas que já permite antecipar traços típicos da nova linguagem estilística da marca – que sublinha que o modelo poderá contar, em opção, com uma iluminação exterior integralmente por LED. A apresentar oficialmente em Setembro, no Salão de Frankfurt, o Karoq conta com 4382 mm de comprimento, 1841 mm de largura e 1695 mm de altura, sendo ligeiramente mais comprido e mais baixo do que o Ateca, mas contando exactamente com a mesma largura, e com a mesma distância entre eixos de 2638 mm (2630 mm nas versões de quatro rodas motrizes).

A habitabilidade é anunciada como das mais amplas do segmento, a capacidade da mala aponta no mesmo sentido, graças a uma capacidade que varia entre 521 e 1630 litros. A Skoda anuncia, ainda, um sistema de bancos traseiros Varioflex opcional, em que o volume da bagageira varia entre 479 e 588 litros com os cinco lugares montados, para um máximo absoluto de 1819 litros quando estes são removidos do veículo.

Como o Kodiaq, o Koraq fará uso dos mais evoluídos sistemas de infoentretenimento da Skoda, será o primeiro Skoda a contar com um painel de instrumentos digital e oferecerá uma panóplia de sofisticados sistemas de assistência ao condutor, em que se incluem a travagem autónoma de emergência com detecção de peões, o assistente à manutenção na faixa de rodagem, o sistema de condução autómoma em engarrafamentos, a monitorização do ângulo morto e o assistente de estacionamento.

Disponível em versões de tracção dianteira ou de quatro rodas motrizes, e com uma capacidade de reboque de 2000 kg , o Kodia começará por ser proposto com cinco motores, quatro deles novos na oferta da Skoda. A gama a gasolina inclui os 1.0 TSI de 115 cv e 1.5 TSI de 150 cv (com sistema de desactivação de cilindros); a oferta Diesel é composta pelo 1.6 TDI de 115 cv, e pelo 2.0 TDI (nas versões de 150 cv e 190 cv).

À excepção do mais dotado dos Diesel, todas as versões montam de série uma caixa manual de seis velocidades, propondo em opção a caixa pilotada de dupla embraiagem e sete relações DSG7. Já o Koraq 2.0 TDI de 190 cv só está disponível com caixa DSG7 e tracção integral. O selector dos modos de condução, com as opções Comfort, Normal, Eco, Individual e Snow (4×4), está disponível a partir do nível de equipamento Ambition.

 

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon