CompararComparando ...

Nissan Leaf no Rali da Mongólia

Artigo
Nissan Leaf no Rali da Mongólia

Está marcado para 16 de Julho o arranque do Rali da Mongólia, uma prova não cronometrada que não deixa de ser um exigente desafio, marcado por algumas particularidades. Como o facto de cada equipa ter por obrigação angariar, no mínimo, mil euros para instituições de solidariedade. Ou o percurso não ter apoio na estrada, obrigando os participantes a serem capazes de solucionar os seus próprios problemas – que têm alguma probabilidade de acontecer, já que a prova apenas está aberta a automóveis de pequenas dimensões, animados por motores com menos de um litro de capacidade, também para que os concorrentes tenham mais oportunidades para interagir com os habitantes locais…

À partida para a edição deste ano do evento que ligará, por estrada, o Reino Unido à Mongólia, num percurso com cerca de 16 mil quilómetros, estará um participante muito especial: um Nissan Leaf inscrito pela Plug In Adventures, a empresa dedicada à promoção de veículos eléctricos. Leaf AT-EV de seu nome (acrónimo de All Terrain Electric Vehicle), tem por base um Leaf Acenta 30 kWh, capaz de oferecer, segundo a norma NEDC, 250 quilómetros de autonomia com um só carregamento de bateria.

Para poder participar na prova, o Leag recebeu diversas modificações, introduzidas pelos especialistas da RML, por forma a dotá-lo dos atributos indispensáveis para poder enfrentar uma viagem com tal grau de dificuldade. As jantes originais foram substituídas por umas Speedline SL2 Marmora, revestidas por pneus Maxsport RB3, mais estreitos e mais adaptados a superar as estradas não pavimentadas do percurso. O mesmo acontece com as placas de protecção soldadas à parte inferior dos triângulos de suspensão, com as palas nos guarda-lamas e com a protecção de cárter de alumínio com 6 mm de espessura.

Entre as alterações operadas, refira-se, ainda, o circuito de travagem duplicado, ou as barras de tejadilho, que servem não só de suporte para bagagem extra, como foram equipadas com uma barra de luz de elevada potência e baixa tensão adicional, fulcral para superar as secções mais remotas do percurso. Ao mesmo temo, para reduzir o peso e criar mais espaço para arrumação, bancos e cintos de segurança traseiros foram removidos, permitindo poupar 32 kg, passando a bagageira a integrar um exterior e um kit médico e de primeiros socorros.

A bordo deste Leaf AT-EV estará Chris Ramsey, fundador da Plug In Adventures, a empresa que, desde 2011, e englobando um grupo de entusiastas escoceses, se dedica a promover tudo o que se relacione com os veículos eléctricos, mormente através do contacto com o público através de métodos menos comuns. Na edição deste ano do Rali da Mongólia, prova de solidariedade criada em 2004, e que percorre montanhas, desertos e estepes da Europa e da Ásia, Ramsey pretende parar de forma frequente para promover os benefícios da utilização dos automóveis eléctricos, bem como utilizar a plataforma What3Words para registar os pontos de carregamento que possam ainda não estar mapeados.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon