CompararComparando ...

Primeiro Volvo eléctrico em 2019 e produzido na China

Artigo
Primeiro Volvo eléctrico em 2019 e produzido na China

Será produzido na China, e daí exportado para todo o mundo, o primeiro automóvel 100% eléctrico da Volvo. Um modelo totalmente novo, e não uma versão “electrificada” de um já existente, que não se sabe ainda que formato de carroçaria irá adoptar, pese embora seja certo estará assente na nova plataforma modular CMA para veículos compactos da marca sueca – a mesma que servirá quer os futuro S40/V40/XC40 (a lançar lá mais para o final deste ano) quer os Lynk & Co 01 e 03 (o SUV e primeiro modelo, e a futura berlina de três volumes, da marca chinesa que, com o construtor sueco, integra o Grupo Geely).

Todos eles, assim como outras eventuais propostas desenvolvidas a partir da mesma plataforma, sairão das linhas de produção da fábrica de Luqiao.  A casa de Gotemburgo confirma, igualmente, que está a trabalhar no desenvolvimento de modelos eléctricos de maior parte, assentes na plataforma SPA, que serve propostas como o XC90 ou os S90/V90. Tudo para que, em 2025, se cumpra o seu objectivo de existirem já um milhão de automóveis Volvo “electrificados” a circular nas estradas de todo o mundo, entre totalmente eléctricos e híbridos plug-in – sendo que todas as futuras propostas convencionais da Volvo irão contar com uma versão deste género.

A escolha da China para produzir o seu novo modelo totalmente eléctrico integra-se num plano da Volvo que estabelece como dois dos principais objectivos a venda de 800 mil automóveis/ano a partir de 2020 (534 332 em 2016), e 200 mil automóveis/ano a partir da mesma data no principal mercado de destino dos seus produtos – o chinês (90  930 em 2016). Sem adiantar valores concretos quanto ao número de unidades a fabricar na China a partir do inicio da próxima década, Hakan Samuelsson, CEO da Volvo, referiu que cerca de um terço da produção da marca deverá provir do maior mercado automóvel do mundo.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon