CompararComparando ...

Skoda Karoq já é oficial. Em Portugal no início de 2018

Artigo
Skoda Karoq já é oficial. Em Portugal no início de 2018

Como prometido, a Skoda apresentou em Estocolmo o Karoq, um novo SUV compacto que chegará a Portugal durante o primeiro trimestre de 2018. Como muito estilo e carácter, exibe uma aparência dinâmica, inspirada na do Kodiaq e desde logo identificável com o seu construtor, mas sem abdicar da sua própria personalidade, marcada pelas dimensões mais compactas, traduzida em volumes mais proporcionados. Podendo dispor, a partir do nível de equipamento Ambition, de iluminação exterior integralmente por LED.

Com 4382 mm de comprimento, 1841 mm de largura, 1605 mm de altura e uma distância entre eixos de 2638 mm (2630 mm nas versões 4×4), o Karoq também garante oferecer uma habitabilidade suficientemente ampla para albergar comodamente quatro adultos. A capacidade da mala varia entre 521 litros, com os cinco lugares montados, e 1630 litros, com o banco traseiro rebatido – podendo chegar aos 1810 litros caso se opte pelo sistema VarioFlex, compostos pelos três bancos individuais traseiros reguláveis, rebatíveis e removíveis.

Este é, ainda, o primeiro Skoda a dispor de um painel de instrumentos totalmente digital, configurável e com quatro layouts disponíveis, podendo também contar com o hotspot WiFi   e com os novos serviços de mobilidade Skoda Connect (de informação e navegação, e de assistência em caso de avaria ou emergência). Estando igualmente disponíveis três chaves individuais configuráveis, para outros tantos utilizadores, em que são gravadas, e automaticamente adoptadas, as preferências de cada qual em termos da selecção do perfil de condução e dos sistemas de assistência, a iluminação exterior e interior, a temperatura da climatização, a parametrização do sistema de infoentretenimento, o ajuste dos bancos (quando dotados de regulação eléctrica) e o aquecimento dos bancos dianteiros e traseiros (quando este faz parte do equipamento do veículo).

A oferta de motores inclui cinco opções, todas com injecção directa de combustível, turbocompressor, sistema stop/start e recuperação da energia da travagem. Na base está o três cilindros 1.0 TSI de 115 cv e 175 Nm (187 km/h de velocidade máxima; 10, 6 segundos nos 0-100 km/h; consumo combinado de 5,2 l/100 km); a se segue, na gama a gasolina, o 1.5 TSI com sistema de desactivação de cilindros, 150 cv e 250 Nm (velocidade máxima de 204 km/h; 8,4 segundos nos 0-100 km/h; consumo combinado de 5,1 l/100 km).

O acesso à oferta Diesel está a cargo do 1.6 TDI de 115 cv e 250 Nm (velocidade máxima de 188 km/h; 10,7 segundos nos 0-100 km/h; consumo combinado de 4,5 l/100 km); seguido do 2.0 TDI de 150 cv e 340 Nm (velocidade máxima de 207 km/h; 8,9 segundos nos 0-100 km/h; consumo combinado de 4,4 l/100); e do 2.0 TDi de 190 cv e 400 Nm (211 km/h de velocidade máxima; 7,8 segundos nos 0-100 km/h; consumo combinado de 5,3 l/100 km).

O châssis recorre a suspensões independentes nas quatro rodas (MacPherson na frente, multilink com quatro braços atrás), podendo, nas versões 1.5 TSI e 2.0 TDI (150 cv e 190 cv), a partir do nível de equipamento Ambition, montar o opcional sisteme de amortecimento pilotado DCC, com quatro modos de funcionamento – Comfort, Standard e Sport. À excepção da variante de topo, o Koraq é sempre proposto com tracção dianteira e caixa manual de seis velocidades, mas em opção pode montar a caixa pilotada DSG7 de dupla embraiagem e sete relações (oferecida de série na versão 2.0 TDI de 190 cv, tal como a tracção integral). A Skoda não especifica em pormenor com que motores pode ser combinado o sistema 4×4 com embraiagem central multidiscos de controlo electrónico, responsável pela repartição do binário entre os dois eixos, mas faz saber que pode ser montado em opção no Koraq 1.5 TSI.

Mas não restam dúvidas de que a Skoda pensou nos amantes do fora de estrada. É por isso que o selector dos modos de condução, disponível em opção a partir do nível de equipamento Ambition (de série na versão 2.0 TDI de 190 cv), quando combinado com a tracção total, além dos Normal, Eco, Sport e Individual, inclui um modo extra, denominado Snow, especialmente adaptado ao todo-o-terreno. Quando activo, intervém sobre o funcionamento do amortecimento pilotado DCC, do diferencial de bloqueio electrónico EDL (passa a contar com uma actuação mais rápida e incisiva) e do controlo de tracção e do ABS (mais permissivos), e pode activar automaticamente, sempre que necessário, os sistemas de assistência aos arranques em subida e de controlo electrónico de descidas HDC. Para quem queira ir ainda mais além, pode optar pelo pack Rough Road, composto pela proteção inferior do motor, por protecções especificas para a cablagem do sistema eléctrico e para os componentes dos sistemas de travagem e alimentação de combustível, e ainda por protecções adicionais em plástico para a carroçaria.

Os dispositivos de assistência à condução foram outras das apostas da Skoda para o novo Kodiaq. Do seu leque de atributos neste particular fazem parte tecnologias como o cruise control adaptativo; o sistema de assistência à manutenção na faixa de rodagem; o Emergency Assist (intervém quando os dois primeiros estão activos e o condutor não se mostra capaz de assumir o controlo do veículo quando a tal instado); a travagem de emergência com detecção de peões; a monitorização do ângulo morto; o sistema de leitura de sinais trânsito; e o sistema de monitorização do cansaço do condutor.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon