CompararComparando ...

Casamento PSA-Opel antecipado. E com um novo CEO

Artigo
Casamento PSA-Opel antecipado. E com um novo CEO

Em comunicado, foi a própria Opel que avançou uma nova data para a possível concretização do acordo que prevê a sua compra por parte da PSA por uma verba na casa dos 2,2 mil mulhões de euros. Caso as entidades da concorrência o autorizem, a divisão europeia da General Motors poderá passar, de facto, para as mãos do grupo francês, liderado por Carlos Tavares, até ao final do próximo mês de Julho – quase um semestre antes do prazo inicialmente estipulado, e que apontava para o final deste ano.

Uma antecipação só possível, segundo a agência Reuters, que cita uma fonte sindical, porque a GM terá recentemente acordado estabelecer contratos vinculativos destinados a proteger os postos de trabalho dos operários fabris. A mesma fonte assegura, ainda, que os projectos da GM em curso, nomeadamente de desenvolvimento de novos modelos, estarão garantidos por um período de três anos – algo que, a confirmar-se, permite antever que a nova geração do Corsa terá mesmo por base uma plataforma de origem Opel, e não a do Peugeot 208, como parecia ser intenção do consórcio gaulês.

Entretanto, Karl-Thomas Neumann vai abandonar o cargo de CEO da Opel assim esteja concretizada a sua aquisição por parte da PSA. Segundo o jornal germânico Frankfurter Allgemeine Sonntagszeitung,  em artigo a que a agência Reuters teve acesso, tal ocorre porque Neumann, apesar de  considerar como o passo estratégico mais correcto a integração da Opel no grupo francês, temerá que a PSA esteja a subestimar a importância crescente dos automóveis eléctricos para o futuro do sector. O seu lugar será ocupado por Michael Lohscheller, até aqui CFO (Chief fiancial Officer) da marca alemã.

Dan Ammann, presidente da GM, e comunicado enviado por e-mail, destacou que “Sob a liderança de Neumann fizemos enormes progressos na recuperação da Opel”. Neumann, de 56 anos, já liderou os destinos da Continental e da VW na China, e poderá estar de regresso aos quadros do maior construtor europeu, já que é apontado como um dos candidatos ao cargo de CEO da Audi.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon