CompararComparando ...

Novo Hyundai Kauai no Outono em Portugal

Artigo
Novo Hyundai Kauai no Outono em Portugal

Acabado de apresentar à imprensa, tem chegada à Portugal marcada para o próximo Outono o novo SUV de pequenas dimensões da Hyundai. Rival de propostas como o Renault Captur ou o Peugeot 2008, o Kauai (Kona em todos os restantes mercados em que é comercializado) é considerado pelo seu construtor como um modelo determinante para que a Hyundai possa alcançar o seu objectivo de ser a marca asiática número um na Europa em 2021.

Um dos seus atributos mais evidentes são as formas exteriores joviais e apelativas, marcadas pela grelha em cascata, pelas duplas ópticas dianteiras integralmente por LED, pelo tejadilho bicolor (existindo dez cores disponíveis para a carroçaria) e pelos farolins traseiros. Com 4165 mm de comprimento, 1800 mm de largura e 1550 mm de altura, para uma distância entre eixos de 2600, o Kauai promete oferecer um amplo espaço interior aos seus ocupantes, com a bagageira a anunciar uma capacidade que varia entre 361 litros e 1143 litros.

O habitáculo pretende dar continuidade à jovialidade das formas da carroçaria, para isso contando com pespontos e aplicações nas saídas de ventilação de cor contrastante. Este é, também, o primeiro Hyundai a contar com um head-up display, merecendo ainda referência o sistema de infoentretenimento com ecrã táctil de 7”, carregamento por indução e ligações Apple Car Play e Android Auto. No capítulo da segurança, o Kauai oferece dispositivos como a travagem automática de emergência com detecção de peões, a assistência à manutenção na faixa de rodagem, o alerta de fadiga do condutor, o assistente de máximos, o sistema de monitorização do ângulo morto ou o alerta de tráfego transversal pela traseira.

Mecanicamente, o Kauai é, na sua génese, um tracção à frente, mas distingue-se por ser um dos poucos modelos da sua categoria a poder contar com um sistema de tracção integral capaz de enviar até 50% do binário para o eixo traseiro, assim satisfazendo os que pretendem ir mais longe nas suas incursões pelo fora de estrada (para o que também contribuirá a altura ao solo de 170 mm). O peso é de 1233 kg na versão de acesso, e de 1401 kg na variante mais dotada.

Numa fase inicial de comercialização, a oferta de motores será composta apenas por unidades a gasolina, estando o acesso à gama a cargo do 1.0 T-GDI de 120 cv e 172 Nm, com tracção dianteira e caixa manual de seis velocidades, capaz de permitir ao modelo alcançar 181 km/h, cumprir os 0-100 km/h em 12,0 segundos e anunciar um consumo combinado de 5,3 l/100 km. Já a versão equipada com o motor 1-6 T-GDI de 177 cv e 265 Nm conta com tracção integral e caixa pilotada DCT7 de dupla embraiagem e sete relações, estando apta a alcançar uma velocidade máxima de 205 km/h e a cumprir os 0-100 km/h em 7,9 segundos, sendo o consumo combinado de 7,3 l/100 km. Para a Primavera do próximo ano está prometida a chegada das versões turbodiesel 1.6 CRDi, a de 115 cv proposta com caixa manual de seis velocidades e tracção dianteira, a de 136 cv tendo acoplada a caixa DCT7 e sendo prosposta tanto com transmissão dianteira como com tracção integral.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon