CompararComparando ...

Dubuc Tomahawk: superdesportivo eléctrico canadiano em 2018

Artigo
Dubuc Tomahawk: superdesportivo eléctrico canadiano em 2018

Originária do Québec, a Dubuc Motors há já algum tempo que tenta introduzir no mercado o Tomahawk, um superdesportivo eléctrico que até já teve oportunidade de mostrar em diversos eventos. Agora, e depois de uma campanha de crowdfunding levada a cabo em 2016, destinada a angariar 25 milhões de dólares (cerca de 22,3 milhões de euros) para dar inicio à produção do modelo, a startup canadiada afirma ter convencido centenas de investidores, e estar, enfim, em condições de lançar comercialmente a sua coqueluche já durante o próximo ano.

Ao mesmo tempo, a Dubuc aproveitou para dar a conhecer as especificações definitivas do modelo, as quais, a confirmarem-se, não deixarão de aguçar o apetite deste género de proposta. Como referiu, a propósito, Mike Kakogiannakis, um dos fundadores da marca:.

Com 4775 mm de comprimento, 2032 mm de largura, 1206 mm de altura e uma distância entre eixos de 2794 mm, o Tomahawk é um 2+2 com linhas exteriores impressionantes, que não deixam de confirmar a sua vocação. Num habitáculo que promete oferecer um espaço generoso a qualquer um dos seus ocupantes, mesmo os de estatura mais elevada, marcam presença os revestimentos em pele, nomeadamente das quatro bacquets individuais, e os acabamentos em fibra de carbono.

Com châssis e carroçaria igualmente construídos em fibra de carbono, o superdesportivo canadiano anuncia uma repartição do peso de 50% para cada eixo e é animado por quatro motores eléctricos (um por roda), que garantem um rendimento combinado de 800 cv e 1355 Nm, além de assegurarem a tracção integral, com a bateria de iões de lítio de 100 kWh a proporcionar uma autonomia máxima na casa dos 600 quilómetros. A aceleração 0-100 km/h anunciada é de pouco mais de segundos no modo Race, e de cerca de 4 segundos no modo Street – sendo ainda de reter a prometida capacidade do modelo para atingir acelerações laterais de até 1,2 g em curva.

A colocação dos motores nas rodas permite ainda ao modelo oferecer compartimentos de bagagens tanto na traseira como na frente. Do seu leque de atributos não deixarão, como é obvio, se fazer parte as mais modernas soluções em termos de conectividade, de infoentretenimento e, o que é mais, de assistência ao condutor e de segurança passiva e activa.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon