CompararComparando ...

Novo superdesportivo eléctrico: Green4U GT-EV apresentado

Artigo
Novo superdesportivo eléctrico: Green4U GT-EV apresentado

A edição deste ano das 24 Horas de Le Mans foi o palco escolhido pela Green4U Technologies para apresentar a sua mais recente criação, ou não fosse o novo GT-EV o primeiro automóvel de competição totalmente eléctrico a propor-se participar, lado a lado com os seus rivais híbridos e os animados por motores térmicos, nas mais exigentes corridas de resistência a nível internacional. A apadrinhar este ambicioso projecto, até porque é o CEO e um dos fundadores da Green4U Technologies, está Don Panoz, nome que dispensa apresentações quando o tema são as corridas de automóveis e os (super)desportivos de estrada.
Ao que se sabe, o GT-EV já está a ser desenvolvido nas instalações da empresa, e a meta é que os conhecimentos adquiridos nas corridas, inclusivamente nas 24 Horas de Le Mans, sejam depois aplicados no desenvolvimento dos futuros automóveis eléctricos de utilização quotidiana. De momento, o objectivo é que o GT-EV ofereça uma potência situada entre os 536 cv e os 603 cv, fornecida por dois motores eléctricos, cada qual instalado no seu eixo motriz, o que desde logo garante a tracção integral, para uma velocidade máxima estimada entre os 280 km/h e os 290 km/h. As dimensões exteriores referem um comprimento de 4877 mm, para 1829 mm de largura e apenas 1220 mm de altura.
Embora a capacidade da bateria não tenha sido divulgada, está prometida uma autonomia entre 145 km e 177 km em corrida, sendo a respectiva substituição feita em escassos momentos durante as paragens nas boxes –contando ainda o GT-EV com um sistema de recuperação da energia da travagem em todas as rodas. O châssis em carbono é de uma simplicidade estonteante, e um dos principais responsáveis por um peso que se situará entre os 1000 kg e os 1250 kg. O cockpit descentrado, na versão de competição, destina-se apenas ao piloto, passando a albergar dois ocupantes, sentados em tandem, na variante de estrada.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon