CompararComparando ...

Novo VW Polo em Portugal no final do ano

Artigo
Novo VW Polo em Portugal no final do ano

Com mais de 14 milhões de unidades vendidas desde o seu nascimento, o Polo acaba de ser revelado na sua nova geração, a sexta da sua existência, esperada em Portugal lá mais para o final do ano. Um automóvel completamente novo, assente na plataforma modular MQB A0 recentemente estreada pelo novo Seat Ibiza, que começa por destacar-se pelo seu design inédito, definido pela VW como “auto-confiante” e “masculino”.

Porventura ainda mais significativo, o facto de contar com dimensões exteriores próximas das do Golf IV (produzido entre 1997 e 2003), mas com uma distância entre eixos ainda mais generosa, que muito ajudará a explicar o notável incremento que promete registar ao nível da habitualidade. Com 4053 mm de comprimento, 1751 mm de largura, 1446 de altura e uma distância entre eixos de 2564 mm, o novo Polo cresceu 81 mm em comprimento, 69 mm em largura e 94 mm entre eixos, tendo a altura diminuído 7 mm, o que ajuda a conferir-lhe uma aparência mais dinâmica. A capacidade da mala, com 351 litros, é 71 litros superior à do modelo anterior, e 21 litros mais generosa do que a do mencionado Golf IV.

O interior também foi criado a partir de uma folha em branco, desde logo se destacando pelo novo painel de instrumentos digital Active Info Display, que aqui faz a sua estreia mundial, e quem pela primeira vez, permite ao condutor optar pelas suas diversas configurações e menus através de apenas um botão, para o efeito montado no volante multifunções. Do argumentário do novo Polo fazem também parte os sistemas de infoentretenimento da nova geração, com ecrãs que vão de 6,5” a 8,0”, assim como novas Apps e uma nova plataforma digital aberta a todos os utilizadores de modelos da VW, denominada “Web by VW” – no que a marca de Wolfsburg define como a entrada num novo nível de mobilidade.

A gama de motores é composta por nova unidades, todas dotadas de sistemas start/stop e travagem regenerativa. Sendo esta a primeira vez que o Polo é proposto com uma motorização a gás natural (GNC), no caso o novo 1.0 TGI com 90 cv e caixa manual de cinco velocidades.

Por seu turno, a oferta a gasolina inclui os propulsores 1.0 MPI de 65 cv e 75 cv (combinados com uma caixa manual de cinco relações); 1.0 TSI de 95 cv e 115 cv; e o novíssimo 1.5 TSI Evo de 150 cv com sistema de desactivação  de cilindros ACT (todos tendo acoplada uma caixa de seis velocidades manual). As opções Diesel tomam forma nas versões de 80 cv e 90 cv do célebre motor 1.6 TDI, também aqui em combinação com uma caixa manual de cinco relações. Sendo que todos os motores com potência igual ou superior a 95 cv podem dispor, em opção, da caixa pilotada DSG de dupla embraiagem.

Não menos relevante, em especial para os amantes do género, o novo Polo estar disponível, logo desde o arranque de comercialização, também numa versão desportiva, obviamente denominada GTI. Sob o capot está o motor 2.0 TSI de 200 cv (na geração anterior, esta variante era animada pelo 1.8 TSI de 192 cv), sendo de série a suspensão desportiva, e uma opção o châssis Sport Select, com amortecimento pilotado.

A distinguir o Polo GTI estão elementos como o pára-choques dianteiro especifico com spoiler e faróis de nevoeiro integrados; a grelha frontal tipo favo de abelha em que também marcam presença a típica lista vermelha e o emblema GTI; o deflector traseiro de grandes dimensões, pintado de preto brilhante na secção superior, e em preto mate no verso; as ponteiras de escape específicas; as jantes de 17” (18” em opção); as extensões das saias laterais; e as pinças de travão pintadas de vermelho. No interior marcam presença os tradicionais revestimentos dos bancos com padrão em xadrez; o volante desportivo em pele com costuras vermelhas; os pilares e tejadilhos revestidos a tecido preto; e o manípulo da alavanca da caixa específico. Exclusivas do Polo GTI são os faróis dianteiros integralmente por LED com um friso vermelho.

Como é da praxe, o novo Polo será proposto nos níveis de equipamento Trendline, Comfortline e Highline, podendo montar os packs de equipamento Black, Style e R-Line (o mais dinâmico, composto por elementos como as jantes de 16”, o pára-choques dianteiro desportivo e o difusor traseiro com acabamento cromado, o deflector traseiro e as soleiras das portas em preto, alºem de um interior profundamente modificado). Será ainda disponibilizada a edição especial “Beats”, que inclui um sistema de som com 300 Watt de potência da marca fundada por Dr. Dre (disponível em opção para as outras versões do modelo); jantes de 16”; caixas dos esplehos pintadas de preto; autocolantes decorativos no capot e tejadilho; emblema “Beats” nos pilares centrais; moldura do tablier em vermelho; bancos desportivos com revestimentos exclusivos e o logo “Beats”; aplicações em pele; e soleiras das portas específicas, com a inscrição “beats audio”.

A segurança é outro dos factores a ter em conta, com o novo Polo a incluir de série, em todas as versões, o alerta de colisão com travagem autónoma de emergência em cidade com reconhecimento de peões, o limitador de velocidade e as luzes diurnas por LED com função coming-home/leaving-home. Em opção, estão disponíveis algumas soluções até aqui só possíveis de encontrar na gama da VW em modelos como o Golf e o Passat, como sejam o cruise-control adaptativo (operável até aos 210 km/h, quando conjugado com a caixa DSG inclui a função Stop&Go, o que acontece pela primeira vez num VW com travaão de estacionamento mecânico); o assistente à manutenção na faixa de rodagem com monitorização do ângulo morto e alerta de tráfego pela traseira; o sistema de estacionamento semi-automático; o acesso e arranque sem chave; o ar condicionado electrónico com sensor da qualidade do ar e filtro alergénico; o carregamento sem fios para smartphones; o amortecimento activo; as ópticas dianteiras integralmente por LED; e um dos maiores tectos panorâmicos do segmento.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon