CompararComparando ...

Novo Opel Grandland X chega em Novembro

Artigo
Novo Opel Grandland X chega em Novembro

Já esteve em Portugal, mas apenas por uns dias, o novo modelo da Opel destinado ao chamado segmento “C SUV”, cujo lançamento oficial no nosso país está marcado para Novembro, após estreia oficial no Salão de Frankfurt, em Setembro.  A Absolute Motors teve a oportunidade de ver, ao vivo e a cores, o Grandland X, apresentando por Fredrik Backman, um dos actuais responsáveis pelo design de interiores da marca alemã, e as primeiras impressões recolhidas são por demais positivas.

Com 4477 mm de comprimento, 1844 mm de largura, 1636 mm de altura e uma distância entre eixos de 2675 mm, o Grandland X é cerca de 20 cm mais comprido do que o Mokka X e o Crossland X, completando a oferta da Opel no segmento compacto, onde já marca presença com o Astra (nas versões hatchback e carrinha) e o monovolume Zafira. Partilha boa parte dos componentes com o Peugeot 3008, ficando por saber se o SUV de maior porte que a Opel já anunciou pretender lançar também assentará na mesma base, à semelhança do que acontece com o 5008 (a versão de sete lugares e châssis longo do 3008), ou será uma proposta ainda mais ambiciosa e requintada.

Na fase de lançamento, o Grandland X será proposto com apenas dois motores, mas já está confirmado que, em 2018, outras opções, mais potentes, serão introduzidas na sua oferta. Até lá, a gama será composta pelo 1.2 Turbo com injecção directa de gasolina, capaz de disponibilizar 120 cv e 230 Nm, para um consumo combinado de 5,4 l/100 km; e pelo quatro cilindros turbodiesel 1.6 Turbo D, também com 120 cv de potência, mas um binário de 300 Nm, sendo o consumo combinado, neste caso, de 4,3 l/100 km. Ambas as unidades contam com sistema start/stop e podem ser combinadas com caixas de velocidades manuais ou automáticas.

Assumindo por inteiro a sua vocação SUV, e tal como acontece com o seu “primo” francês, o Grandland X será proposto apenas com tracção dianteira. Os amantes das incursões pelo fora de estrada terão à sua disposição o sistema Grip Control, o conhecido controlo de tracção optimizado, com cinco modos de funcionamento, destinados a outros tantos tipos de utilização.

Trunfo do modelo será, ainda, a disponibilização de um amplo leque de sistemas de apoio à condução, entre os quais se incluem o assistente aos arranques em subida; o alerta de saída involuntária da faixa de rodagem; o sistema de leitura de sinais de trânsito; o cruise control adaptativo com detecção de peões e travagem autónoma de emergência; o alerta de cansaço do condutor; o sistema de assistência ao estacionamento com câmara panorâmica de 360°; e as ópticas dianteiras AFL, integralmente por LED, com as funções de luz de curva e de assistente de máximos. Em termos de conectividade merecem referência os sistemas de infoentretenimento IntelliLink; o carregamento por indução para smartphones; e o sistema OnStar (de série em todas as versões, já inclui as novas funcionalidades de reserva de hotel e localização de parques de estacionamento). Ao passo que, no domínio do conforto, são de destacar os bancos ergonómicos certificados pela AGR; o volante e os bancos dianteiros e traseiros aquecidos; e o portão traseiro com operação “mãos-livres”.

Com o intuito de fazer uma síntese entre elegância e espírito de aventura, o Grandland X conta com linhas que lhe permitem exibir uma aparência dinâmica e, ao mesmo tempo, polivalente e robusta, aparentada com a de um todo-o-terreno. A frente é dominada pela grelha de generosas dimensões, onde pontifica o emblema da Opel, pelas ópticas estreitas, com a assinatura visual assegurada pelas finas luzes diurnas por LED, e pelo capot com tradicional vinco longitudinal.

De perfil sobressaem as protecções em plástico da carroçaria e os guarda-lamas alargados, assim como o tejadilho, sobretudo quando pintado de cor diferente (preta ou branca), uma opção que acrescenta um toque de elegância contrastante com a sensação de robustez transmitida pelas linhas exteriores. O tejadilho une-se à secção traseira, dominada pelos farolins por LED, através de pilares posteriores de formato arredondado, com uma lâmina aerodinâmica na secção traseira, que reforçam a sensação deste ser flutuante.

Passando ao interior, saltam, de imediato, à vista o posto de condução elevado, típico de um SUV, os acabamentos com costuras salientes do tablier e as aplicações em piano (comuns a todas as versões), o ecrã do sistema IntlelliLink (de 8”, na sua versão de topo). A qualidade de materiais é, globalmente, de muito bom nível, em especial nas zonas de maior contacto com os passageiros, mormente os dianteiros. Ainda assim, outros plásticos há menos meritórios neste particular, como a tampa do porta-luvas ou revestimento interior dos painéis interiores das portas traseiras.

O que não merecerá grande reparos é a ampla habitabilidade oferecida a todos os passageiros, com especial destaque para o espaço para pernas oferecido aos ocupantes do banco traseiro. A bagageira, com piso duplo e acabamentos de nível superior, também conta com uma excelente capacidade, que varia entre 514 litros, com os cinco lugares montados, e os 1652 litros, estando o banco traseiro rebatido.

Quanto à estratégia comercial a adoptar pela Opel para o Grandland X no nosso país, a esta distância, não é ainda possível saber que preços irá o modelo praticar entre nós – não deixando, ainda assim, de ser interessante registar que, nalguns mercados, os valores estão abaixo dos praticados pelo Peugeot 3008. E há outros dados que importa saber. Por exemplo, o responsável máximo pela marca em Portugal garantir que tudo está a ser feito para que o modelo seja classificado como Classe 1 nas portagens nacionais (factor essencial para a sua competitividade). Ou fonte da Opel no nosso país sublinhar que, mais do que por um preço de arromba, o Grandland X pretende destacar-se por uma postura competitiva, mas sempre conjugada com elevados níveis de qualidade e requinte. E um completo equipamento de série.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon