CompararComparando ...

Tesla Model 3 em versão definitiva

Artigo
Tesla Model 3 em versão definitiva

Está cada vez mais próximo o lançamento oficial do novo Tesla Model 3, à partida já no próximo mês de Julho, não se estranhando, por isso, sejam cada vez mais os exemplares do modelo que vão testando na via pública – logo, as fotografias, do exterior como do interior, captadas pelos anónimos que com eles se vão cruzando. As mais recentes foram publicadas por um utilizador do reddit (u/youyouxue), durante um momento em que uma dessas unidades de testes esteve num Supercarregador a recarregar baterias, permitindo tirar conclusões várias acerca quer do design, quer de algumas características funcionais. Na sua publicação, You You Xue cita, até, a diálogo que manteve com o piloto de testes da Tesla que na altura conduzia o Model 3 em questão, e que terá confirmado que este estará já muito próximo do que será o seu formato definitivo.

Destaque, desde logo, para a colocação da tomada de carregamento, na secção lateral do farolim traseiro esquerdo, sob uma tampa de abertura vertical que serve, também, como reflector. Referência, também, para as jantes aerodinâmicas, aparentemente revestidas por pneus Michelin de baixa resistência ao rolamento, e para os sensores laterais do sistema de condução semi-autónoma AutoPilot, ao que parece tudo idênticos aos utilizados pelos Model S e Model X, tal como as câmaras dianteiras e o sensor de chuva montados na secção superior central do pára-brisas.

No interior, veja-se o design bastante convencional do volante, além de que se confirma a ausência de um painel de instrumentos tradicional, pelo que o condutor do Model 3 deverá receber quase tudo o que é informação através do enorme ecrã central do sistema de infoentretenimento. Embora seja possível que alguns dados sejam fornecidos através de um head-up display, algo que, nestas fotografias, não é possível confirmar. Através do óculo traseiro, vê-se que o banco posterior conta com um encosto de cabeça central regulável em altura, o que muito poderá ajudar a incrementar a visibilidade traseira quando esse lugar não está a uso, ao contrário do que sucede no Model S, em que esse elemento é fixo.

Não menos importante, atentando nos dados exibidos pelo ecrã do sistema de bordo, numa altura em que o Model 3 estava a ser recarregado, é possível tirar algumas ilacções acerca da capacidade da bateria e da autonomia. No momento em que a fotografia foi tirada, a bateria estaria com 30% da sua capacidade, para uma autonomia de 95 milhas (152 quilómetros). Extrapolando para uma capacidade total, a autonomia superaria os 480 quilómetros, pese embora dependente do tipo de condução a que o veículo tenha sido sujeito, logo, não necessariamente correspondente aos ciclos de homologação que permitirão à Tesla anunciar valores oficiais nas várias latitudes.

Ainda assim, e como a Tesla já anunciou para a versão base do Model 3 uma autonomia “superior a 215 milhas” (346 quilómetros), o mais provável é que o exemplar agora apanhado em testes seja uma versão equipada com o opcional pack de baterias que se espera o modelo venha a disponibilizar, como uma capacidade em torno dos 75 kWh.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon