CompararComparando ...

Tesla Model S supera 900 km de autonomia

Artigo
Tesla Model S supera 900 km de autonomia

O Model S P100D, a versão mais potente e performante da berlina de luxo da Tesla, já era conhecido por ser o modelo de produção em grande série mais rápido do mercado nos 0-100 km/h (exercício que cumpre, oficialmente, em 2,5 segundos, embora alguns clientes da marca afirmem já ter conseguido melhores tempos). Mas isso não o impede de ser um dos melhores eléctricos do momento também em termos de autonomia, tanto mais que um dos principais argumentos que lhe permitem exibir esses dotes de velocista é o mesmo que também contribuirá para uma autonomia de referência – a maior capacidade e densidade energética do seu pack de baterias. Sobretudo se conduzido a preceito…

Provaram-no os belgas Steven Peters e Joeri Cools, que decidiram avaliar as capacidades do Model S P100D neste particular numa prova de consumo, daquelas em que o objectivo principal é cumprir a maior distância possível com um depósito de combustível ou uma carga de bateria, memso que para isso tenha o veículo que ser conduzido da forma mais eficiente possível, mais pouco convencional. No caso deste duo, a táctica goi nunca utilizar o ar condicionado, e cumprir tantas vezes quantas as necessárias o mesmo percurso de 26 quilómetros, com início e fim nas imediações de um posto de carregamento de 22 kWh – para garantir o fácil recarregamento do veículo após o final da prova.

Os próprios protagonistas reconhecem que, em teoria, seria mais favorável conduzir em linha de recta, de preferência a favor do vento. Mas também encontraram vantagens na abordagem agora adoptada: a cada “volta” foram percebendo qual a forma mais eficiente, em termos de consumo, de abordar e descrever as curvas e rotundas, além de que o método permitiu comparar os valores obtidos com diferentes temperaturas do ar.

No final, um novo recorde oficioso foi estabelecido pelo Model S P100D: 901,2 quilómetros percorridos com uma única carga de bateria, ao longo de 23 horas e 45 minutos e a uma média de 40 km/h. Feito que os belgas nunca julgaram possível de alcançar por um automóvel com mais de 2,5 toneladas, chegando a registar médias de consumo de apenas 88 Wh/100 km. Por terra fica o anterior recorde de Casey Spencer, proprietário de um Model S 85D, que conseguiu conduzir durante 26 horas a uma média de 35 km/h, durante as quais percorreu 885 quilómetros com uma carga de bateria.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon