CompararComparando ...

VW condenada a readquirir veículos do Dieselgate na Alemanha

Artigo
VW condenada a readquirir veículos do Dieselgate na Alemanha

A VW foi condenada por dois tribunais regionais alemães, em outros tantos processos relacionados com o famoso escândalo das emissões Diesel da VW, a compensar os seus clientes pelos danos sofridos. No que será uma iniciativa rara na Europa por parte da marca, segundo noticiado pela agência Reuters, a VW decidiu não recorrer das sentenças, e vai mesmo readquirir os automóveis em questão (os famosos “buy back”).

Esta decisão foi adoptada porque os montantes envolvidos nestas compensações não são significativos, sendo, por isso, segundo a VW, meramente excepcional. Sublinhando a casa de Wolfsburg que, por um lado, não espera que estas sentenças venham a influenciar outros processos em curso semelhantes, e ainda que não abdica de fazer uso, no futuro, do seu direito de recorrer de qualquer decisão judicial sempre que considere injustificadas as exigências dos seus clientes.

Apesar de a VW afirmar que esta inédita tomada de posição apenas de aplica aos dois processos referidos, a sociedade de advogados Rogert & Ulbrich, de Dusseldorf, também citada pela Reuters, adianta que foram três os casos em que a VW decidiu não recorrer, nestes se incluindo, igualmente, o veredicto proferido em Abril por um tribunal de Wuppertal. Certo é que, um pouco por toda a Europa, associações de defesa do consumidor têm vindo a pressionar no sentido de a VW compensar os seus clientes europeus que adquiriram automóveis da marca equipados com dispositivos ilegais destinados a manipular as emissões, tal como aconteceu nos EUA. Algo que a marca germânica sempre tem recusado fazer, alegando não ter violado qualquer lei europeia, e por isso a mais não se comprometendo do que a reparar todos os veículos afectados até ao final do próximo Outono.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon