CompararComparando ...

Novo Seat Arona no Outono

Artigo
Novo Seat Arona no Outono

Aí está o Arona, o terceiro novo modelo lançado pela Seat em 2017 (depois do restyling do Leon e do novo Ibiza), e o segundo dos três SUV a incluir na sua gama – a par do já conhecido Ateca, e de uma proposta de maior porte, prevista para 2018 e assente na mesma base do Skoda Kodiaq. Desenvolvido e produzido exclusivamente em Martorell, e com estreia oficial em público marcada para Setembro, no Salão de Frankfurt, o mais pequeno SUV da marca espanhola chegará ao mercado pouco depois, foi desenvolvido e será produzido exclusivamente em Martorell e é considerado fundamental para o futuro do seu construtor.

Desenvolvido a partir da plataforma MQB A0, recém-estreada pelo Ibiza da quinta geração, o Arona mede 4138 mm de comprimento, ou seja, é 79 mm mais comprido e 99 mm alto do que o utilitário espanhol. Em conjunto com a suspensão elevada 15 mm, os bancos montados em posição mais elevada (52 mm os dianteiros; 62 mm os traseiros) e a colocação mais vertical do pára-brisas, este é um argumento que a Seat anuncia garantir quer uma habitabilidade bastante mais generosa, quer uma maior facilidade para subir entrar ou sair do veículo. A capacidade da bagageira, com 400 litros, também é muito mais convincente.

Um dos objectivos do Arona é conjugar as vantagens das dimensões compactas de um utilitário com os trunfos de um crossover, assim satisfazendo as necessidades dos que pretendem combinar emoção, distinção e funcionalidade. As linhas exteriores são tipicamente Seat, inspiradas nas do Ateca, mas fazendo da personalização um trunfo decisivo: a carroçaria, por um lado pode ser de cor diferente da do tejadilho e pilares dianteiros – para estes dois últimos elementos sendo propostas as cores cinzenta, preta, laranja ou a da restante carroçaria, para um total de 68 combinações posssíveis. O pilar traseiro exibe o habitual “X” gravado em metal, sinal da vocação e do estilo crossover do modelo.

Disponível nos habituais níveis de equipamento Reference, Style, Xcellence e FR (este incluindo dois modos de amortecimento elegíveis pelo condutor e o selector de perfis de condução, que permite optar entre os modos Normal, Sport, Eco e Individual), o Arona também será proposto com um interior bicolor (em vermelho e branco), com iluminação ambiente por LED e controlo de climatização bizona com filtro hipoalergénico. Pode, igualmente, usufruir de todos os sistemas de assistência à condução e de infoentretenimento já conhecidos dos restantes modelos da marca: alerta de colisão dianteira; cruise control adaptativo (com função Stop&Go nas versões equipadas com caixa pilotada); assistente aos arranques em subida; sistema de detecção de fadiga do condutor; sensores de luz e de chuva; travagem automática multicolisão; acesso e arranque sem chave; câmara de estacionamento traseira de alta definição; carregamento sem fios por indução para smartphones, com amplificador de sinal GSM; sistema de monitorização do ângulo morto; alerta de tráfego pela traseira; sistema de auxilio ao estacionamento (em paralelo e oblíquo); ligações Apple Car Play, Android Auto e Mirror Link; opcional sistema de som BeatsAudio com seis altifalantes de alta fidelidade, amplificador de oito canais com 300 Watt de potência e subwoofer na bagageira.

A gama de motores, composta na íntegra por unidades de injecção directa de combustível com turbocompressor e sistema start/stop, inclui o três cilindros em alumínio 1.0 TSI, nas versões de 95 cv (combinada com uma caixa manual de cinco velocidades) e 115 cv (disponível com caixa manual de seis velocidades ou pilotada DSG de dupla embraiagem e sete relações); o novo quatro cilindros 1.5 TSI de 150 cv com sistema de desactivação de cilindros (disponível apenas com caixa manual de seis velocidades e nível de equipamento FR); e o popular 1.6 TDI, nas variantes de 95 cv (conjugada com a caixa manual de cinco relações ou a DSG7) e de 115 cv (sempre associada à caixa manual de seis velocidades). Em meados de 2018, o Arona tornar-se-á no primeiro modelo do seu género a oferecer um motor alimentado a gás natural comprimido (CNG), no caso o 1.0 TSI de 90 cv, e estará ainda disponível, mas apenas em determinados mercados, com o motor 1.6 MPI combinado com caixa manual ou automática.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon