CompararComparando ...

Renault Cacia produz caixa de velocidades numero 10 milhões

Artigo
Renault Cacia produz caixa de velocidades numero 10 milhões

Inaugurada há 36 anos, em Setembro de 1981, a fábrica da Renault de Cacia já produziu os mais diversos componentes mecânicos ao longo dos seus 36 anos de actividade, incluindo 3,5 milhões de motores (até 1996). Aliás, foi da unidade fabril lusa que saiu, em exclusivo, o propulsor destinado a equipar todas as unidades produzidas da emblemática primeira geração do Twingo.

Hoje, a fábrica de Cacia dedica-se, sobretudo, ao fabrico de caixas de velocidades para a Aliança Renault-Nissan. Considerada, há poucos meses atrás, e pelo segundo ano consecutivo, a melhor fábrica de caixas de velocidades do grupo, acaba de atingir mais um marco histórico: a produção de dez milhões de caixas de velocidades, com a unidade que assinalou a proeza a ser uma caixa do tipo JR, destinada a equipar um Renault Captur e exportada para a unidade fabril de Valladolid da Renault.

O feito foi marcado, ainda, pela visita a Cacia de Thierry Bollore, vice-presidente e CCO (Chief Competitive Officer) do grupo francês, e por José Vicente Mozos (director de Fabrico e Logística). E o sucesso promete continuar, pois foi já garantido, no final de 2016, um investimento superior a 100 milhões de euros, destinado a dotar esta fábrica das condições necessárias para produzir uma nova geração de caixas de velocidades, garantindo quer a sua actividade para os próximos anos, quer a criação de 150 novos postos de trabalho.

Situada num complexo industrial de 340 mil m² de área total, 70 mil m² dos quais cobertos, a Renault Cacia é a segunda maior unidade industrial de fabricantes automóveis em Portugal, em número de colaboradores, empregando cerca de 1200 pessoas. O volume de negócios em 2016 foi de 313 milhões de euros, 60% dos quais assegurado produção de caixas de velocidades, e o restante por componentes diversos para motores a gasolina, como bombas de óleo (é o maior fornecedor d o Grupo Renault neste particular) e veios de equilíbrio, entre outros. Toda a produção foi exportada para dezoito países de quatro continentes: África do Sul, Argélia, Argentina, Brasil, Eslovénia, Espanha, França, Grã-Bretanha, Índia, Irão, Japão, Malásia, Marrocos, México, Roménia, Rússia, Tailândia e Turquia.

Qual é a sua reação?
Excelente
0%
Adoro
0%
Gosto
0%
Razoavel
0%
Não gosto
0%
Sobre o autor
zyrgon